Em parceria com a Sincroniza Educação, iniciativa da EDP estimula a mudança da prática pedagógica por meio do uso da tecnologia em sala de aula.
A EDP, empresa que atua em todas as áreas do setor elétrico brasileiro, anuncia os vencedores de mais uma edição do Prêmio EDP nas Escolas, competição que visa engajar o ambiente estudantil em temas relevantes para a sociedade e o meio ambiente. Neste ano, as instituições participantes foram desafiadas a criarem conteúdos criativos com foco no tema Consumo Consciente e Seguro de Energia.
Ao todo, 44 escolas públicas, que fazem parte do programa EDP nas Escolas, participaram da iniciativa nos estados do Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Foram três categorias de premiação: escolas, estudantes e professores. O prêmio é realizado em parceria com a Sincroniza Educação.
A categoria Estudantes contou com a participação de mais de dois mil mil alunos do primeiro ao ono ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos(EJA) e do Atendimento Educacional Especializado(AEE). Com a orientação dos professores, os jovens usaram a criatividade para se expressar sobre o tema do concurso em vídeos de até dois minutos em diversos formatos. Os 81 trabalhos foram avaliados por profissionais de diferentes áreas. Os 228 estudantes vencedores vão receber carregadores solares portáteis de celular e os 11 professores dessas turmas ganham uma assistente virtual Alexa.
Já a categoria Professores teve como objetivo reconhecer a participação dos profissionais no processo de inserção de mais tecnologia na prática pedagógica. Durante o programa, eles participaram de atividades formativas presenciais e virtuais, estimularam os estudantes a utilizarem a tecnologia durante as aulas, como por meio da realização de pesquisas usando o tablet, por exemplo, e promoveram ações inovadoras no dia a dia, como a organização de intervenções comunitárias, feira da energia ou produção de maquetes. Os três vencedores vão receber um kindle com títulos de obras literárias.
Na categoria Escolas, o Prêmio EDP nas Escolas avaliou a proporcionalidade da quantidade de professores em cada instituição em relação ao seu engajamento com a tecnologia usada em aula. Após a realização de uma pesquisa e avaliação, três escolas foram vencedoras e cada uma receberá como prêmio benfeitorias em eficiência energética nas dependências da escola. Confira abaixo a lista completa com os vencedores e suas localidades.
Categoria Estudantes: AEE (Atendimento Educacional Especializado); Escola Adão Ferreira de Souza – Amapá (AP); Profª Lindaiane Raposo Alves; 2 alunos.
. EJA (Educação de Jovens e Adultos); Escola Nurimar Martins Hiar – Ferraz de Vasconcelos (SP); Profª Márcia de Jesus Sá; 22 alunos.
. 1º Ano- Escola Criança Cidadã – Siderópolis (SC);Profª Adriana Giongo Fernandes; 19 alunos.
. 2º Ano – Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira – Peixe (TO); Profª Fabiana Maria Alves; 24 alunos.
. 3º Ano – Escola Paulo Freire – Ilha Solteira (SP);Prof Bruno Artur Borges;28 alunos.
. 4º Ano – Escola Francisco Martins Noleto – Miracema (TO);Profª Maelen Vieira de Souza; 30 alunos.
. 5º Ano – Escola Monica de Castro Carneiro – Goiânia (GO); Prof Yves de Souza Silva; 31 alunos.
. 6º Ano – Escola Raimundo Cavalcante – Pedro Avelino (RN); Prof Tiago Ezequiel da Silva; 14 alunos.
. 7º Ano – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB); Profª Manuelly Meira de Almeida; 16 alunos.
. 8º Ano – Escola João Izidro dos Santos – Areial (PB); Profª Maria Silva Santos de Lima; 25 alunos.
. 9º Ano – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB); Prof José Edson da Costa Barbosa;17 alunos.
Categoria Professores: Profª Fabiana Maria Alves – Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira – Peixe (TO); Profª Mariana de Souza Gomes – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB); Profª Olganeia Sonally Oliveira – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB).
Categoria Escolas: Escola Municipal João Izidro dos Santos – Areial (PB); Escola Municipal Paulo Freire – Ilha Solteira (SP); Escola Municipal São José – Peixe (TO).
EDP na América do Sul — O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12 mil funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul — Brasil, Chile e Colômbia — a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.