A perspectiva para 2025 é de que haverá um crescimento ainda mais expressivo, impulsionado pela popularização de destinos nacionais.
O turismo voltado para o público com mais de 60 anos está ganhando uma dimensão inédita no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), o setor tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes seniores que buscam experiências de viagem únicas e enriquecedoras, moldando um dos segmentos de turismo que mais cresce no país.
Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da ABAV Nacional, destaca que o aumento da expectativa de vida, o maior nível de renda e a valorização de uma vida ativa têm impulsionado o interesse por viagens mais longas e personalizadas. —Observamos que o público 60+ não apenas quer viajar mais, mas também deseja novas experiências que ampliem seus horizontes culturais e proporcionem um convívio social enriquecedor. Esse segmento demanda pacotes que ofereçam segurança, conforto, flexibilidade e experiências exclusivas —relata a presidente do Conselho.
Tendências para o Turismo 60+ —O público sênior prefere viagens que envolvam atividades culturais, gastronomia, ecoturismo e vivências locais. Esse perfil demanda roteiros que proporcionem interação com a cultura e o ambiente local, indo além do turismo tradicional. A prioridade para mobilidade acessível e acomodações confortáveis também é crescente. Pacotes que incluem suporte especial para locomoção, acessibilidade em atrações e planejamento cuidadoso de deslocamento têm tido alta procura.
Com flexibilidade de tempo e orçamento, os viajantes seniores buscam experiências personalizadas que atendam seus interesses específicos. Desde rotas históricas e culturais até roteiros de bem-estar e saúde, o público 60+ valoriza programas customizados que permitam ajustar o ritmo da viagem às suas preferências.
O turismo social é outro destaque, com pacotes voltados para grupos de seniores que visam promover o convívio e a troca de experiências, algo especialmente valorizado por quem vê o turismo como uma oportunidade de ampliar sua rede de amizades. Além disso, agências estão incluindo assistência médica, suporte 24 horas e seguro-viagem aprimorado para garantir um passeio seguro e tranquilo.
Para 2025, a ABAV Nacional acredita que o turismo 60+ terá um crescimento ainda mais expressivo, impulsionado pela popularização de destinos nacionais que oferecem infraestrutura adaptada e pacotes acessíveis. —A ABAV Nacional está comprometida em estimular o desenvolvimento de roteiros e experiências que respeitem as necessidades e o perfil do público 60+, para que as pessoas dessa faixa etária aproveitem o melhor do turismo. Vemos uma oportunidade única para o setor e para o público 60+ e estamos trabalhando em colaboração com nossos associados para oferecer pacotes que atendam a essas demandas, considerando que esse consumidor está cada vez mais interessado em viajar e aproveitar diferentes experiências— finaliza Ana Carolina.
Parcerias entre agências e operadoras de saúde também estão sendo estruturadas, buscando integrar atividades de bem-estar e prevenção de saúde às viagens, permitindo que essa faixa etária aproveite o máximo do que o turismo pode oferecer.
ABAV Nacional —A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional e membro afiliado da ONU Turismo desde 2024. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.
ABAV Expo —A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no CICB, Brasília, em setembro de 2024, com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. | www.abavexpo.com.br