A Rimini Street, Inc. (Nasdaq: RMNI), provedora global de suporte, produtos e serviços completos para software corporativo, líder em suporte terceirizado para software Oracle e SAP, e parceira da Salesforce e AWS, anunciou os resultados do terceiro trimestre fiscal encerrado em 30 de setembro de 2024.
Destaques financeiros selecionados do terceiro trimestre de 2024 são receita foi de $104,7 milhões no terceiro trimestre de 2024, uma diminuição de 2,6% em comparação com $107,5 milhões no mesmo período do ano passado. A receita nos EUA foi de $51,6 milhões no terceiro trimestre de 2024, uma queda de 7,4% em relação aos $55,7 milhões no mesmo período do ano passado. A receita internacional foi de $53,1 milhões no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 2,7% em comparação com $51,7 milhões no mesmo período do ano passado. A receita de assinaturas foi de $100,4 milhões, representando 95,9% da receita total do terceiro trimestre de 2024, em comparação com $104,1 milhões, ou 96,9% da receita total, no mesmo período do ano passado.
De acordo com a empresa a receita recorrente anual foi de $401,5 milhões no terceiro trimestre de 2024, uma redução de 3,6% em relação aos $416,3 milhões do mesmo período do ano passado. Clientes ativos em 30 de setembro de 2024 totalizavam 3.097, uma diminuição de 0,1% em comparação com os 3.099 clientes ativos em 30 de setembro de 2023. A taxa de retenção de receita foi de 89% nos últimos 12 meses encerrados em 30 de setembro de 2024, em comparação com 94% no período comparável encerrado em 30 de setembro de 2023. A margem bruta foi de 60,7% no terceiro trimestre de 2024, comparado a 62,7% no mesmo período do ano passado. O resultado operacional foi uma perda de $49,6 milhões no terceiro trimestre de 2024, comparado a um lucro operacional de $11,2 milhões no mesmo período do ano passado. O lucro operacional Não-GAAP foi de $13,4 milhões no terceiro trimestre de 2024, comparado a $16,5 milhões no mesmo período do ano passado. O lucro líquido foi um prejuízo de $43,1 milhões no terceiro trimestre de 2024, em comparação com um lucro líquido de $6,8 milhões no mesmo período do ano passado. O lucro líquido Não-GAAP foi de $19,9 milhões no terceiro trimestre de 2024, comparado a $12,1 milhões no mesmo período do ano passado.
O Ebitda ajustado(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) no terceiro trimestre de 2024 foi de $13,7 milhões, comparado a $18,2 milhões no mesmo período do ano passado. O lucro (prejuízo) básico e diluído por ação atribuível aos acionistas comuns foi uma perda de $0,47 por ação no terceiro trimestre de 2024, em comparação com um lucro de $0,08 por ação no mesmo período do ano passado. Caixa e investimentos de curto prazo de $119,5 milhões em 30 de setembro de 2024, em comparação com $128,1 milhões em 30 de setembro de 2023.
Custos de reorganização de $1,4 milhão foram incorridos durante o terceiro trimestre de 2024, enquanto a empresa continua otimizando sua estrutura de custos. A empresa espera incorrer em custos adicionais de reorganização durante o quarto trimestre de 2024 para continuar essa otimização. Durante os três meses encerrados em 30 de setembro de 2024, a empresa anunciou a descontinuação de serviços para produtos Oracle PeopleSoft e iniciou o processo de encerramento. Esse processo será feito em várias fases e impactará as receitas relacionadas a produtos Oracle PeopleSoft, que representaram aproximadamente $24,9 milhões, ou 8% da receita nos nove meses encerrados em 30 de setembro de 2024, e $27,6 milhões, ou 9% da receita, nos nove meses encerrados em 30 de setembro de 2023.
Destaques operacionais selecionados do terceiro trimestre de 2024 — Anúncio de novos clientes representativos que migraram para a Rimini Street, ou clientes existentes que expandiram seus contratos, incluindo: Standard Foods, líder global em manufatura, que escolheu o Rimini Support™ para SAP, liberando fundos para investir em projetos de análise de dados preditiva com IA. Mercury NZ, líder em energia renovável da Nova Zelândia, que selecionou o Rimini Support™ e Rimini Watch™ para SAP para promover eficiências operacionais e reinvestir as economias em inovações em IA e machine learning para impulsionar o crescimento. Alcatel-Lucent Enterprises, fornecedora de soluções de comunicação seguras, escolheu o Rimini Support™ para VMware. Lançou com sucesso os serviços Rimini Support™, Rimini Protect™ e Rimini Consult™ para VMware, com clientes em quatro continentes nos primeiros três meses após o lançamento. Concluiu mais de 7.200 casos de suporte e entregou quase 2.900 atualizações fiscais, legais e regulatórias para clientes em 20 países, com uma média de satisfação dos clientes de 4,9 de 5,0. Reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar para Millennials de 2024 na Índia, conquistando o 20º lugar para Empresas de Médio Porte e sendo reconhecida como Great Place to Work® na Austrália em 2024. A Rimini Street Foundation anunciou doações de £50.000 para apoiar famílias e comunidades no Reino Unido como parte do programa RMNI Love™ de 2024.
Perspectiva de negócios para 2024 — A empresa continua suspendendo suas previsões até que haja mais clareza sobre os impactos de atividades judiciais em andamento nos tribunais federais dos EUA em sua disputa com a Oracle.