Programa visa ampliar à assistência aos pequenos produtores através de parceria da Secretaria da Agricultura e Unoeste.
Na presença do governador Tarcísio de Freitas é assinado protocolo de intenção da implantação do Programa Integra Pontal, voltado para ampliar a assistência técnica aos pequenos produtores rurais do Pontal do Paranapanema.
A assinatura ocorreu na cerimônia de abertura da Feira Internacional da Cadeia Reprodutiva da Carne (Feicorte) na tarde do dia 19 de novembro (terça-feira), no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente (SP).
Como ato inicial, o protocolo prevê até três meses para ser formalizado acordo de parceria de cooperação técnica, científica e tecnológica para extensão rural voltada à produção agropecuária sustentável e viável economicamente em pequenas propriedades.
A parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a Unoeste é voltada para promover ações de desenvolvimento local/regional, visando o aumento da produção agropecuária em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Ciências Agrárias — O Integra Pontal está inserido na expertise dos cursos de ciências agrárias, de graduação e pós-graduação em Agronomia e de Ciência Animal, através do Programa Pequena Propriedade Sustentável (PPPS) que tem contribuído com a agricultura familiar.
Essa parceria universidade com o governo surgiu da relação do secretário estadual Guilherme Piai com o diretor-geral da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, e por Piai conhecer o PPPS.
O secretário estadual conheceu o programa quando foi diretor executivo da Fundação Itesp, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo, no começo da administração Tarcísio, em 2023. Em outubro desse mesmo ano assumiu o cargo atual.
No começo de 2024, Piai convidou duas universidades para participar da elaboração do projeto estratégico 2024 da Secretaria junto aos seus gestores e na condição de convidada externa a Unoeste esteve representada pelo professor Neimar Rotta Nagano.
Nome indicado institucionalmente, por meio da Faculdade de Ciências Agrárias – pela qual a Unoeste oferece cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia –—cujo diretor é o Dr. Carlos Sérgio Titiran.
Os pró-reitores Acadêmico Dr. José Eduardo Creste e de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi estiveram envolvidos nessa aproximação; e novamente estão juntos no novo programa.
As universidades parceiras do projeto estratégico e que são referências em estudos agronômicos: Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), campus 2 em Prudente, e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba.
Parceira da Feicorte — A Unoeste é parceira da Feicorte que começou no dia 19 de novembro (terça-feira) e prossegue até o dia 23 (sábado). A feira é realizada pela secretaria estadual e organizada pela Verum Eventos, estando à frente da organização a CEO Carla Tuccilo.
São várias as contrições da universidade na Feicorte, com suporte técnico, recepção de alunos do ensino fundamental e realização do 2º Simpósio ReprodOeste, que ocorrerá no dia 22 (sexta-feira), o dia todo na Arena Feicorte.