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20/11/2024

Maersk conclui primeira conversão de um porta-contêineres para motor bicombustível

Movido a metanol.

Copenhague, Dinamarca — Sendo o primeiro grande navio do setor, o porta-contêineres Maersk Halifax foi convertido em um navio bicombustível capaz de operar com metanol. A operação de modernização foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias, e concluída no final de outubro de 2024.

—Temos o prazer de anunciar que o Maersk Halifax foi adaptado com sucesso para se tornar um navio bicombustível capaz de operar com metanol. Após a conclusão dos testes no mar, o Maersk Halifax voltou a operar e agora está atendendo nossos clientes no comércio transpacífico —afirma Leonardo Sonzio, chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk.

A conversão do motor foi feita pela MAN Energy Solutions. Além de substituir peças da máquina e, assim, tornar o motor capaz de funcionar com metanol, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e de sistema de abastecimento de combustível. O casco da embarcação também foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com estas alterações, o comprimento do navio foi ampliado em 15 metros, para 368 metros, aumentando a capacidade da embarcação, de cerca de 15.000 TEU, para 15.690 TEU.

—Desde que estabelecemos a ambiciosa meta climática de sermos net zero até 2040, exploramos o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis. No próximo ano, teremos ensinamentos a partir desta primeira conversão de uma grande embarcação. A modernização de embarcações existentes pode ser uma alternativa importante às novas encomendas na nossa transição de combustíveis fósseis para combustíveis de baixas emissões— explica Leonardo Sonzio.

O Maersk Halifax, que é um dos 11 navios da classe Hong Kong da Maersk, partiu do ancoradouro no estaleiro em 04 de novembro de 2024.

Maersk — A A.P. Moller – Maersk é uma empresa de logística integrada que trabalha para conectar e simplificar as cadeias de suprimentos dos seus clientes. Como líder global em serviços de logística, a empresa opera em mais de 130 países e emprega cerca de 100.000 pessoas. A Maersk tem como objetivo atingir o net zero até 2040 em toda a sua atividade com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis de baixas emissões.