E R$ 728,2 milhões nos nove meses de 2024, alta de 30% e, 23% ante o mesmo período no ano passado, respectivamente nesta ordem. Receita e rentabilidade crescem dois dígitos, com sólido Ebitda e geração de caixa Ebitda normalizado de R$ 136,1 milhões nos últimos 12 meses, dentro da faixa do guidance de 2024.
Zenvia Inc. (Nasdaq: ZENV), uma das principais provedoras de soluções de atendimento ao cliente (CX) baseadas na nuvem da América Latina, que habilitam empresas a criarem experiências personalizadas, envolventes e fluidas ao longo de toda a jornada do cliente, divulgou hoje suas métricas operacionais e financeiras referentes ao terceiro trimestre de 2024, e aos nove meses de 2024.
— O destaque deste trimestre foi a conclusão do plano estratégico que iniciamos em 2018, que nos permitiu lançar oficialmente o Zenvia Customer Cloud, um marco significativo em nosso compromisso de aprimorar o relacionamento das marcas com seus clientes por meio de soluções práticas e orientadas por IA. Os early adopters já perceberam melhorias na qualidade dos leads, nas taxas de conversão e na satisfação do cliente, demonstrando o valor imediato dessa tecnologia. Ao mesmo tempo, esse lançamento é a base da estratégia de CX baseada em SaaS da Zenvia para os próximos cinco anos. Além disso, avançamos na simplificação das nossas operações e nos tornamos mais eficientes, resultando em uma notável redução nas despesas G&A como percentual da receita na comparação com o ano anterior. O lançamento do Zenvia Customer Cloud e o aumento da nossa eficiência operacional refletem nosso foco em possibilitar interações mais bem informadas e personalizadas com consumidores, agregando valor aos nossos clientes e acionistas.— comenta Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia.
— Neste trimestre, aceleramos nossa expansão orgânica com crescimento de dois dígitos tanto na receita quanto na rentabilidade. Também aproveitamos oportunidades temporárias pontuais de geração de receita em nosso segmento de CPaaS, enquanto no segmento de SaaS observamos um crescimento significativo de PMEs. A combinação do aumento das receitas com o controle rigoroso de despesas permitiu à Zenvia registrar o mais alto Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) trimestral dos últimos três anos, o que nos coloca em linha para atingir o guidance do ano. Por último, mas não menos importante, continuamos a aproveitar oportunidades de capital de giro para garantir a conversão de Ebitda em caixa — afirma Shay Chor, diretor financeiro e de Relações com Investidores da Zenvia.
Destaques do terceiro trimestre de 2024 — As receitas totalizaram R$ 284,4 milhões, aumento de 30% em comparação com R$ 218,6 milhões no terceiro trimestre de 2023, como resultado da expansão anual do SaaS (+16%) e do CPaaS (+37%). O CPaaS registrou um volume alto, mas temporário, com determinados clientes enquanto o SaaS cresceu principalmente com pequenas e médias empresas (PMEs).
O lucro bruto ajustado de R$ 102,5 milhões cresceu 22% em relação ao ano anterior, enquanto a margem bruta ajustada diminuiu 2,3 pontos percentuais, totalizando 36,0%. Essa redução se deve principalmente a: maior mix de CPaaS no período devido aos volumes pontuais temporários específicos, que foram oportunos para geração de receita. Não esperamos esse mesmo nível de volume no quarto trimestre de 2024.
Menores margens SaaS devido à margens mais apertadas do segmento Enterprise (grandes empresas), que continuam a refletir um ambiente bastante competitivo, mais do que compensando o melhor mix de PMEs.
O total de clientes ativos chegou a 12,2 mil no trimestre, sendo 6,4 mil de SaaS e 6,0 mil de CPaaS. Conforme mencionado no último trimestre, essa redução na comparação ano-a-ano reflete uma limpeza da base de clientes que ocorreu no segundo trimestre de 2024.
O Ebitda normalizado foi positivo em R$ 41,2 milhões no trimestre, um aumento de 153% em relação ao terceiro trimestre de 2023, beneficiando-se de maiores receitas e de um rigoroso controle de despesas. Esse foi o nosso maior Ebitda trimestral em três anos.
Saldo de caixa de R$ 102,7 milhões, aumento sequencial de R$ 13,3 milhões como resultado direto de nosso foco na preservação do caixa sem prejudicar nosso crescimento sustentável, incluindo o uso contínuo de instrumentos de capital de giro.
Em 15 de outubro, a Zenvia anunciou o lançamento oficial do Zenvia Customer Cloud, solução baseada em IA criada para transformar a experiência do cliente, integrando soluções para todos os estágios da jornada — de marketing e vendas a gerenciamento de serviços e de relacionamento. O Zenvia Customer Cloud permite que as empresas gerenciem suas interações com os clientes por meio de diversos canais, incluindo WhatsApp, e-mail, SMS e aplicativos, em uma plataforma única e centralizada. Essa abordagem unificada simplifica os processos, reduzindo a necessidade de várias soluções de software e aumentando a produtividade por meio da automação inteligente. A plataforma aproveita a automação habilitada por IA para aumentar a produtividade e a eficiência, posicionando a Zenvia para um crescimento sólido e rentável, ao mesmo tempo em que fornece insights mais profundos sobre o comportamento dos clientes.
Destaques dos nove meses de2024 — As receitas totalizaram R$ 728,2 milhões, aumento de 23% em comparação com R$ 590,6 milhões nos nove meses de 2023, como resultado da expansão anual do SaaS (+15%) e do CPaaS (+28%).
O lucro bruto ajustado de R$ 296,3 milhões cresceu 14% em relação ao ano anterior, enquanto a Margem Bruta Ajustada caiu 3,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, para 40,7%, devido ao maior mix de CPaaS nas receitas, combinado com margens menores do segmento Enterprise no negócio de SaaS e com o aumento nos custos de infraestrutura relacionados à fase final da integração das empresas adquiridas.
O Ebitda normalizado foi positivo em R$ 98,1 milhões no período, um aumento de 151% em relação aos 9M 2023, o que está em linha com nossas expectativas e para entrega do guidance de R$ 120 milhões a R$ 140 milhões no ano.