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19/11/2024

Agibank acumula lucro líquido de R$ 646,4 milhões em 9 meses

E registra crescimento robusto no terceiro trimestre de 2024.

O Agibank, fintech que opera um modelo de negócios híbrido com soluções digitais e hubs inteligentes, obteve resultados financeiros expressivos no terceiro trimestre de 2024, impulsionando seu crescimento sustentável e de sólido desempenho operacional. Nos primeiros nove meses do ano, o lucro líquido acumulado do banco foi de R$ 646,4 milhões, enquanto o lucro do 3º trimestre alcançou R$ 205,9 milhões, representando um aumento de 49,6% em relação ao mesmo período do ano anterior e o resultado reflete uma carteira de crédito em expansão e da qualidade aprimorada dos ativos.

A companhia alcançou a marca de 3,6 milhões de clientes ativos no trimestre, um crescimento de 45,9% ano a ano. A carteira de crédito avançou 55,2%, número cinco vezes maior que o ritmo do mercado, e totalizou R$ 21,9 bilhões. Esses números são acompanhados por um retorno sobre patrimônio líquido (ROAE) dos últimos 12 meses de 46,4%, o que coloca o Agibank como um dos líderes em lucratividade no setor, com um aumento de 20,1 pontos percentuais comparado ao ano anterior.

—Nossos resultados demonstram a força do nosso modelo híbrido e a execução precisa da nossa estratégia de crescimento— pontuou Glauber Correa, CEO do Agibank. —Continuamos a investir em tecnologia e em nossa rede de Smart Hubs, que seguirá em expansão. Nos próximos anos, planejamos abrir novas unidades pelo país, reforçando nosso compromisso de democratizar o acesso a serviços financeiros de alta qualidade para todos os brasileiros—.

A inadimplência acima de 90 dias recuou para 2,9%, 100 pontos-base abaixo do registrado no ano anterior, reflexo da estratégia de principalidade dos clientes e do investimento contínuo no desenvolvimento de modelos de crédito poderosos que usam tecnologia para antecipar o comportamento de nossos clientes. Além disso, o índice de cobertura para créditos vencidos atingiu 149,2%, um crescimento de 16,5 pontos percentuais, um destaque da postura conservadora do banco em provisionamento.

Marcello Dubeux, CFO do Agibank, comentou sobre a importância da governança financeira para os resultados. —Realizamos a gestão de ativos e passivos de forma prudente, o que contribui diretamente para a solidez de nossa carteira e a previsibilidade dos nossos resultados. Ao mesmo tempo, nossa estrutura de capital está preparada para sustentar o crescimento com segurança e eficiência— afirmou Dubeux.

O Agibank também registrou um aumento expressivo nas receitas totais, que somaram R$ 5,3 bilhões no acumulado dos nove primeiros meses de 2024, um crescimento de 45,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Esses resultados refletem o sucesso da estratégia do banco focada no ganho expressivo de escala e market share, ao mesmo tempo fortalecendo o relacionamento com os clientes.

A digitalização foi um dos destaques do trimestre, refletindo o compromisso do Agibank em adotar tecnologia de última geração e promover a inclusão financeira no Brasil. A originação de crédito totalizou R$ 5,2 bilhões no período, um aumento de 59,7% em relação ao terceiro trimestre de 2023. Ao utilizar canais como WhatsApp e autenticação biométrica, o banco tem operado com eficiência e se aproximado ainda mais de seus clientes. Além disso, 97% da originação de crédito utilizou canais próprios, que são mais eficientes e garantem a centralidade do relacionamento com o cliente.

Com uma posição de caixa robusta e uma gestão de capital prudente, a companhia segue expandindo suas operações de forma sustentável e preparada para os desafios do mercado financeiro. —Estamos no caminho certo para consolidar o Agibank como uma plataforma financeira completa, que cresce com responsabilidade e cria valor para nossos acionistas, clientes e a sociedade —concluiu Correa.

Agibank — O Agibank tem um modelo de negócio único no Brasil, criado para atender um público que representa a maioria da população brasileira, cujas necessidades ainda estão distantes das prioridades dos grandes bancos e dos bancos exclusivamente digitais. Estamos preenchendo um espaço em branco do mercado ao atender com qualidade e dignidade um público que muitas vezes se sente invisível.

Nosso modelo híbrido combina o melhor dos dois mundos: um banco digital completo, leve, rápido e fácil, com Smart Hubs que proporcionam uma experiência presencial acolhedora, ágil e acessível para todos os brasileiros. Desenvolvemos soluções personalizadas e uma jornada simples e inclusiva para clientes que não são nativos digitais, garantindo uma vantagem competitiva significativa. Essa abordagem nos permite conquistar mais clientes, construir relacionamentos duradouros e fortalecer nossa trajetória de crescimento sustentável.