Os relatórios financeiros da YZJ sugeririam que a renovação da frota da companhia marítima estaria entrando em vigor.
A Maersk teria planos de renovar e expandir sua frota com a aquisição de entre 50 e 60 novos navios até 2030. Serão bicombustíveis, projetados especificamente para operar com gás natural liquefeito (GNL) e metanol, como parte de sua estratégia para uma operação mais sustentável.
Inclusão da construção naval de Yangzijiang — A carteira de pedidos do estaleiro chinês Yangzijiang Shipbuilding Group (YZJ), recentemente atualizada na Bolsa de Valores de Cingapura (SGX), inclui 95 navios porta-contêineres. Entre eles, estão 22 navios porta-contêineres de 17 mil TEUs, e uma recente encomenda de dez navios adicionais com características semelhantes gerou especulação no setor. Segundo a Alphaliner , a Maersk pode estar por trás desta encomenda, embora ainda não tenha sido oficialmente confirmada.
Estratégia de renovação — Em agosto, a Maersk delineou um plano de renovação da frota de cinco anos que prevê a aquisição de navios através de uma combinação de compromissos de propriedade e contratos de fretamento de longo prazo. Esta abordagem procura aumentar a flexibilidade da companhia marítima na sua transição para operações mais sustentáveis. | MM