gov-rj-recepciona

19/11/2024

Governo do Estado do Rio de Janeiro recepciona turistas e delegações do G20 com samba

E símbolos da cultura carioca. Ação, realizada no Aeroporto do Galeão, valoriza identidade cultural do Rio de Janeiro.

Turistas que chegaram no dia 17 de novembro (domingo), no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), foram recebidos ao som de samba e apresentações de ritmistas e passistas da tradicional agremiação Grande Rio. A iniciativa do Governo do Estado do Rio, que mantém um estande de informações no hall de desembarque, foi idealizada para que os visitantes e as delegações já entrassem no clima da cultura carioca. E como não poderia faltar, o público foi presentado também com mate gelado e biscoitos Globo, símbolos que já viraram patrimônio da cidade.

—A recepção dos visitantes com elementos da nossa cultura demonstra o calor e a energia do Rio de Janeiro. Estamos mostrando ao mundo que o estado está preparado para grandes eventos, valorizando nossas tradições e recepcionando bem os visitantes para que eles se sintam acolhidos e tenham vontade de retornar — destacou o governador Cláudio Castro.

Entre os visitantes recebidos no Galeão estava Paulo Lee, chinês aposentado, de 67 anos, que vive em São Paulo e veio ao Rio como membro de uma delegação de mais de 3 mil chineses que recepcionará o presidente da China. Ele ficou encantado com a acolhida no aeroporto.

— Foi incrível chegar e já ser recebido com samba, Biscoito Globo e Mate. Que privilégio. Estou muito feliz de estar aqui e ansioso pela chegada do presidente da China. Espero que o G20 seja produtivo e que os líderes globais possam se organizar para discutir questões importantes para o mundo.

Para Neiva Santos, coordenadora de RH do Rio Grande do Sul, de 45 anos, que chegou ao Rio com a família para curtir férias, a recepção foi inesquecível.

— Essa recepção está sendo o máximo. Nós precisamos mostrar ao mundo que o Rio tem muita beleza, tem segurança por aqui. O nosso carnaval, as praias, o mate na beira da praia, tudo isso é nossa essência. Precisamos valorizar e mostrar lá fora a importância da cultura e da proteção ambiental para que essas riquezas não se percam.

Impacto econômico — A movimentação no Galeão reflete os esforços do Governo do Estado para integrar a cultura local ao evento global. Além das recepções no aeroporto, ações como a Casa G20 – a Embaixada Cultural do Governo do Rio, em Ipanema, o Conexão 2030, no Boulevard Olímpico, e o Conexão Praia,na Praia de Ipanema, aproximam moradores e turistas de temas como sustentabilidade, cultura e inovação.

O impacto econômico do turismo também é significativo. Segundo dados da Visit Rio, mais de R$ 32 milhões devem ser injetados na economia local, com destaque para hospedagem, transporte e lazer. A ocupação hoteleira na capital atingiu 80%, com destaque para os bairros de Ipanema/Leblon (90,70%), seguidos de Leme/Copacabana (88,17%), Centro (78,82%), Barra/Recreio (70,88%) e Flamengo/Botafogo (69,48%).

— Todo o setor de turismo cresce neste período de G20 e feriado, como os hotéis, bares e restaurantes. É o Estado do Rio mostrando, mais uma vez, que temos capacidade para receber visitantes do mundo inteiro e com qualidade — ressaltou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

Reforço na segurança — Com mais de 17,5 mil agentes mobilizados, o esquema de segurança incluiu o recém-inaugurado Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), que realiza rondas nas principais vias públicas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a Central de Flagrante Extraordinária na Cidade da Polícia, com o reforço de agentes do Esquadrão Antibomba e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Além disso, a Secretaria de Turismo, em parceria com a polícia, disponibilizou guias bilíngues para dar suporte ao atendimento na Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT). Policiais militares também reforçam o patrulhamento em áreas estratégicas e pontos de desembarque das delegações, garantindo a tranquilidade dos visitantes.