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15/11/2024

Alphaville alcança Ebitda em R$ 62 milhões no 3T24

E R$ 112 milhões no acumulado do ano. Entre os destaques positivos do trimestre estão a redução de quase 50% nas despesas administrativas e o crescimento de 76% do lucro bruto, ambos em comparação com terceiro trimestre de 2023.

A Alphaville S/A divulgou no dia 14 de novembro (quinta-feira) seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, que apontam um expressivo crescimento de 56% em sua receita líquida, com relação ao terceiro trimestre de 2023, alcançando R$ 190 milhões, fruto da evolução do andamento de obras. No acumulado do ano, a receita líquida atingiu R$ 444 milhões, 46% superior ao mesmo período de 2023.

—Nosso compromisso com a eficiência e a redução de custos trouxe sólidos resultados operacionais. Além da receita líquida, registramos aumento do lucro bruto, lucro líquido e Ebitda— destaca Klaus Monteiro, CEO da Alphaville.

O lucro bruto no terceiro trimestre foi de R$ 76 milhões, frente os R$ 43 milhões no mesmo período de 2023, um crescimento de 76%. No acumulado do ano, o lucro bruto cresceu 65% versus nove meses de 2023, chegando a R$ 176 milhões. Já a margem bruta apresentou um aumento de 5 p.p., alcançando 40% em comparação a 35% em 9M23.

A companhia alcançou também lucro líquido positivo pelo terceiro trimestre consecutivo, com R$ 11 milhões versus um resultado negativo de R$ 120 milhões no terceiro trimestre de 2023 e 116% maior que o trimestre anterior, que foi de R$ 5 milhões.

A receita REF se manteve no patamar de R$ 1 bilhão, com uma margem REF de 44% e um VGV em estoque de R$ 565 milhões, garantindo uma receita potencial a ser reconhecida de R$ 1,5 bilhão.

A evolução do Ebitda(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) é outro destaque, chegando a R$ 62 milhões no terceiro trimestre deste ano, versus R$ 4 milhões apresentados no mesmo período de 2023, e um aumento de 77% quando comparado com segundo trimestre de 2024. No acumulado de nove meses, o Ebitda foi de R$ 112 milhões, em comparação a um resultado negativo de R$ 164 milhões.

A gestão diligente em relação a custos e despesas levou a uma redução de 49% nas despesas gerais e administrativas frente ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 10 milhões. No acumulado do ano atingiu R$ 33 milhões, redução de 31%.

No final do trimestre, a posição de caixa da empresa se manteve sólida, atingindo R$ 261 milhões, 94% maior em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 135 milhões.

As vendas brutas de estoque alcançaram a marca de R$ 90 milhões no %AVLL, sendo 60% superior ao mesmo período de 2023. A companhia fechou o terceiro trimestre com estoque de R$ 565 milhões no %AVLL, sendo que 78% deste estoque é de empreendimentos lançados em 2023, demonstrando a alta VSO de seus produtos.

—Tivemos um olhar voltado especialmente para a gestão dos estoques no terceiro trimestre deste ano —destaca Monteiro. No período, o VSO atingiu 17% no terceiro trimestre de 2024, contra 12% no mesmo período de 2023. Na visão acumulada, a VSO de estoques atingiu 38%, 10 p.p. superior ao acumulado de 2023.

No terceiro trimestre de 2024 a Alphaville entregou o empreendimento Terras Nova Esplanada, localizado no município de Votorantim, região metropolitana de Sorocaba no estado de São Paulo, que conta com 598 lotes e VGV de R$ 70 milhões no %AVLL, distribuídos em 614 mil m².

O aumento de capital de R$ 685 milhões homologado em janeiro deste ano, a disciplina financeira e a melhoria contínua da estrutura de capital se traduzem na redução significativa da dívida líquida, que fechou o trimestre em R$ 281 milhões versus R$ 895 milhões em terceiro trimestre de 2023. Ao longo dos últimos nove meses a redução da dívida líquida foi de 69%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Perfil — A Alphaville surgiu em 1973, na cidade de Barueri-SP, com um propósito pioneiro de idealizar e construir loteamentos residenciais e comerciais de qualidade, inovadores, sustentáveis e exclusivos dentro do segmento urbano. Atualmente está presente em 23 estados, além do Distrito Federal, e oferece aos clientes empreendimentos que proporcionam conforto, segurança e comodidade. A empresa também idealizou e mantém a Fundação Alphaville, organização sem fins lucrativos que atua para fortalecer pessoas e comunidades vulneráveis nas regiões em que a empresa está presente