Com Ebitda de R$ 132 milhões no 3T24 empresa registra avanço significativo, com crescimento de 86% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Grupo Elfa (Elfa Medicamentos S.A.), referência em soluções e distribuição no setor de saúde no Brasil, divulgou os resultados consolidados do terceiro trimestre de 2024. Com Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) e geração de caixa operacional superando R$ 100 milhões, a companhia reafirma sua solidez e eficiência operacional em um cenário que segue desafiador para o segmento.
No período, o Ebitda ajustado alcançou R$ 131,8 milhões, um aumento significativo de 85,9% sobre o mesmo período do ano passado. Além disso, a companhia registrou margem bruta de 17,6%, um crescimento de +4,4p.p na comparação com o terceiro trimestre de 2023.
—Estamos cada vez mais focados na geração de valor e na maximização da eficiência financeira. Os resultados alcançados refletem a estratégia que desenvolvemos e nos dão segurança para perseguir novos avanços. Para o futuro, o Grupo Elfa continuará aprimorando suas operações e investindo em soluções inovadoras para o setor de saúde— afirma José Roberto Ferraz, CEO do Grupo Elfa.
Desempenho Financeiro e Operacional — A receita líquida da companhia atingiu R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre, sustentada pelo desempenho de operações como Medical e Descarpack, que tiveram crescimento de 13,6% e 42%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O lucro bruto avançou 3,3% em relação ao segundo trimestre de 2024, somando R$ 246 milhões e elevando a margem bruta para 17,6%. A geração de caixa operacional do terceiro trimestre foi de R$ 112 milhões, registrando nos nove meses de 2024 um caixa de R$ 65 milhões, o que representa um crescimento de R$ 356 milhões em relação aos nove meses de 202423.
Os esforços de reestruturação financeira foram bem-sucedidos com os principais credores, incluindo Banco do Brasil, Banco Santander e debenturistas, que concordaram com o reperfilamento de dívidas, alongando os vencimentos até 2028. Com quase a totalidade da dívida reestruturada, a companhia garante maior previsibilidade para os próximos anos.
—Outro ponto a se destacar é que continuamos muito atentos à eficiência em custos e despesas. Em 2025, vamos implementar projetos como o orçamento base zero e a revisão de processos operacionais para redução de perdas —completa o executivo.
Eventos do Período e Iniciativas de Inovação —No terceiro trimestre, o Grupo Elfa consolidou avanços em inovação digital e experiência do cliente. O lançamento da Loja Elfa e da página oficial da Descarpack no Mercado Livre, trouxe um aumento de 17% nas vendas online de materiais, enquanto o Portal do Cliente registrou um crescimento de 472% no uso de autosserviço em relação a 2023. No segmento hospitalar, a companhia implementou tecnologias de rastreabilidade com RFID, melhorando o controle de componentes consignados.
Os índices de satisfação do cliente também se destacaram, com aumento de +3,1 pontos no NPS (Net Promoter Score) do trimestre, além de um crescimento de 9,1 pontos no NPS do e-commerce.
Compromisso com Sustentabilidade e Responsabilidade Social — A agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) foi reforçada com iniciativas em fontes de energia renovável e inclusão social. A unidade Ágilfarma, em Belo Horizonte, aderiu à geração distribuída de energia solar, elevando para 40% a participação de energia renovável nas operações do Grupo. No âmbito social, o Grupo Elfa avançou com o Programa Empodera e o Programa de Estágio Afirmativo, esse último focado na inclusão de pessoas negras, que atraiu mais de 1.500 candidatos.
A premiação inédita como “Melhor Departamento de Compliance do Brasil” no setor de Biotecnologia, Farmacêutica e Saúde, promovida pelo Leaders League Compliance Summit & Awards Brazil, reafirma o compromisso da companhia com a integridade e ética, endossado pelas certificações ISO 37001 e pelo selo Pró-Ética.