Resultados sólidos e crescimento consistente com os diferenciais propostos pela companhia. Expansão da margem Ebitda ajustada (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) , expressivo aumento do EPS e robusta geração de caixa reafirmam o desempenho e diferenciais da companhia.
Nova Lima (MG) — A Afya (Nasdaq: AFYA; B3: A2FY34), líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reporta hoje os resultados financeiros e operacionais que confirmam sua trajetória de crescimento sustentável.
Os dados financeiros referentes aos períodos de três e nove meses encerrados em 30 de setembro de 2024 evidenciam a expansão da margem Ebitda ajustada (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) , forte avanço no lucro por ação (EPS) e expressiva geração de caixa, reforçando a solidez de sua operação.
Para o CEO da Afya, Virgílio Gibbon, os resultados refletem a eficácia do modelo de negócios da companhia, que integra educação médica de qualidade e soluções digitais de ponta ao longo de toda a carreira médica, elevando o desempenho e criando um enorme diferencial para a jornada profissional dos médicos.
—Nosso modelo de negócios é voltado para a jornada completa do médico, e a execução bem-sucedida de nossa estratégia de crescimento tem sido essencial para solidificar nossa liderança e gerar valor contínuo para todo o setor de saúde— afirma Gibbon.
Avanços estratégicos —A Afya fortalece sua liderança com aquisições estratégicas e ampliação de capacidade em suas unidades. Entre os marcos recentes, destaca-se a aquisição da Unidom Participações S.A., que acrescentou 300 novas vagas de medicina em Salvador. Além disso, a maturação dos quatro campi do programa Mais Médicos, lançados no terceiro trimestre de 2022, reforça o compromisso da companhia com a formação de profissionais no setor.
Um avanço notável foi a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para o aumento de 80 vagas de medicina na Unima e a reconsideração de dez vagas adicionais na Unigranrio, no Rio de Janeiro, levando o total de vagas de medicina aprovadas pela Afya para 3.593 em todos os campi.
Outra conquista foi o registro de mais de 325 mil usuários ativos utilizando pelo menos uma das soluções da Afya. O resultado é complementado por um alto nível de satisfação, com um NPS superior a 80% nessas soluções, refletindo o forte reconhecimento e confiança na marca Afya e em seu ecossistema.
Em Educação Continuada, a Afya registrou um expressivo crescimento orgânico, com aumento de 10% na receita líquida no acumulado de nove meses, consolidando sua posição de destaque no mercado e sustentando uma trajetória de crescimento sólido e inovador.
Força financeira no terceiro trimestre de 2024 — Os resultados, expressos em reais e apresentados de acordo com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), apontam que a receita líquida do terceiro trimestre de 2024 teve um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$841,2 milhões. Excluindo a aquisição de Unidom, a receita líquida cresceu 11,8%, alcançando R$808,8 milhões.
O Ebitda ajustado do terceiro trimestre de 2024 registrou um crescimento de 25,0% na comparação anual, chegando a R$347,9 milhões, com uma margem Ebitda ajustada de 41,4%. A margem Ebitda ajustada aumentou 290 bps em relação ao ano anterior. O Ebitda ajustado, desconsiderando a aquisição de Unidom, teve elevação de 18,2%, atingindo R$328,9 milhões, com uma margem ebitda ajustada de 40,7%.
O Lucro Líquido do terceiro trimestre de 2024 cresceu 26,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando R$124,1 milhões. Na comparação anual, o lucro líquido ajustado aumentou 28,8% no terceiro trimestre de 2024, chegando a R$165,4 milhões. O crescimento do LPA ajustado foi de 29,9% no mesmo período.
Expansão sustentável nos nove meses de 2024 — Em relação aos primeiros nove meses do ano, a receita líquida aumentou 14,4% em relação ao ano anterior, atingindo R$2.455,3 milhões. Excluindo a aquisição de Unidom, a receita líquida cresceu 12,9%, chegando a R$2.422,9 milhões.
O Ebitda ajustado dos 9M24 aumentou 24,3% na comparação anual, registrando R$1.089,6 milhões, com uma margem Ebitda ajustada de 44,4%. A margem Ebitda ajustada teve um crescimento de 350 bps em relação ao ano anterior. O Ebitda Ajustado, excluindo a aquisição de Unidom, cresceu 22,1%, atingindo R$ 1.070,6 milhões, com uma margem Ebitda ajustada de 44,2%.
O lucro líquido dos nove meses de 2024 teve uma elevação de 63,0% em relação ao ano anterior, atingindo R$494,6 milhões. O lucro líquido ajustado aumentou 46,9% na comparação anual nos 9M24, atingindo R$626,7 milhões. O crescimento do LPA ajustado foi de 48,7% no mesmo período.
O Índice de Conversão de Caixa Operacional foi de 109,7%, com o fluxo de caixa das atividades operacionais atingindo R$1.167,5 milhões, um crescimento de 25% em relação ao período do ano anterior.