Senior Sistemas, multinacional catarinense obteve crescimento de 18,2% em receita líquida em relação ao mesmo período de 2023; Receita Recorrente trimestral cresceu 20,8%. O lucro líquido foi de R$ 46 milhões,
A Senior Sistemas, multinacional de softwares para gestão, obteve bom resultado no terceiro trimestre de 2024, reafirmando sua trajetória de crescimento. A receita líquida totalizou R$ 252,2 milhões, marcando um crescimento de R$ 38,8 milhões ou 18,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita recorrente teve destaque, totalizando R$ 222 milhões com crescimento de 20,8% e representando 78,2% da Receita Bruta Total. Este crescimento foi impulsionado pela receita cloud, que aumentou R$ 28,8 milhões ou 30% em comparação ao terceiro trimestre de 2023, representando 56,3% da receita recorrente.
Nos indicadores de rentabilidade a empresa registrou Ebitda(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de R$ 65,5 milhões e margem Ebitda de 26%. O lucro líquido foi de R$ 46 milhões, com margem líquida de 18,3%. Além disso, a geração de caixa operacional encerrou o trimestre em R$ 68,4 milhões, crescimento de 15,1%, reforçando a liquidez e capacidade de investimento da companhia.
O CEO da Senior Sistemas, Carlênio Castelo Branco, destaca que os produtos HCM e ERP foram os principais responsáveis por esse crescimento. —No terceiro trimestre de 2024, mantivemos desempenho sólido nos resultados financeiros, refletindo nosso compromisso com o crescimento sustentável da companhia e o investimento na construção da Senior do Futuro—.
É mais que tecnologia. É Senior.
Neste trimestre a Senior Sistemas lançou uma nova campanha publicitária. —É mais que tecnologia. É Senior—, ampliando a visibilidade da marca e reforçando seu posicionamento no mercado. A campanha destaca que, para a Senior, a tecnologia é apenas o começo. —Nossas soluções vão além da digitalização, oferecendo um portfólio integrado, adaptável e flexível, que utiliza inteligência artificial para gerar insights e simplificar processos empresariais complexos, tornando-os mais eficientes. A campanha está sendo veiculada em plataformas digitais, rádio, TV e Digital Out Of Home (DOOH), evidenciando nossa força como uma das melhores plataformas integradas de gestão empresarial do mercado —conta Carlênio.
Além disso, durante o trimestre, a multinacional lançou novas soluções e funcionalidades em Gestão, que proporcionam uma tomada de decisões mais ágil e assertiva, maior eficiência operacional e redução de custos. No HCM da Senior um dos destaques foi o lançamento da solução de IA para líderes, o primeiro Human Resources Business Partner do mercado com IA generativa, dedicado a atender demandas críticas da área de gestão de pessoas. A solução utiliza dados de Gestão de Desempenho e Carreira e Sucessão para gerar insights estratégicos, permitindo que os líderes atuem de forma mais assertiva no desenvolvimento e retenção de talentos.
A empresa também lançou o novo ATS para Recrutamento e Seleção, que se destaca por ir além da simples triagem de currículos. Com o apoio de Inteligência Artificial o sistema automatiza processos e gera informações relevantes que alinham as necessidades do negócio com a gestão de pessoas, colocando o candidato no centro do processo seletivo.
A Senior segue investindo em funcionalidades do ERP Banking, possibilitando que seus clientes acessem serviços de diferentes Instituições Financeiras diretamente no ERP através do conceito do Embedded Finance. No terceiro trimestre a companhia lançou a Gestão de Caixa integrada via Open Finance, que automatiza o processo de conciliação bancária de diferentes bancos através do consumo dos extratos bancários, gerando uma redução de até 70% do custo operacional do processo de conciliação.
Além disso, em parceria com o BTG Pactual Empresas, mais de R$ 600 milhões foram transacionados entre crédito e conta corrente com clientes da base Senior, reforçando o compromisso de trazer uma melhor experiência e maior acesso a serviços financeiros para empresas.
Para os clientes do segmento de agronegócio foi lançado o aplicativo Agroverus, que, por meio da tecnologia OCR, interpreta caracteres, captura informações de classificação de grãos e as insere automaticamente nos sistemas de gestão. Isso garante, além de agilidade e segurança no processo de recebimento de grãos, um preço justo ao produtor e uma gestão de custos adequada para cooperativas, armazéns, cerealistas e agroindústrias.
Outro destaque é o expressivo crescimento da Fintech Wiipo. Atualmente, cerca de 3,1 milhões de colaboradores estão conectados ao aplicativo, com um total de R$ 301 milhões transacionados ao longo do ano. Além disso, houve um crescimento de 156% em benefícios flexíveis e de 70% em créditos consignados concedidos, resultando em um aumento de 84% na receita em comparação ao ano anterior.
Perspectivas para o quarto trimestre —Segundo Carlênio Castelo Branco, na reta final de 2024 o foco da Senior está na integração dos negócios das aquisições recentes, no investimento para a evolução da plataforma tecnológica, na aplicação de inteligência artificial nas soluções e no fortalecimento da marca no mercado. —Estamos finalizando o planejamento estratégico para 2025–2030, definindo os próximos passos para as principais avenidas de crescimento da Senior. Com uma equipe altamente qualificada, vasta experiência de mercado e um modelo de negócios sólido e rentável, estamos comprometidos em executar nosso plano de crescimento de longo prazo, gerando valor para todos os nossos stakeholders— finaliza o CEO da Senior.