Nu Holdings Ltd. (NYSE: NU) (“Nu” ou a “Companhia”), uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, divulgou no dia 13 de novembro (quarta-feira), seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024.
—Nossos resultados do terceiro trimestre de 2024 destacam a força do nosso modelo de negócios, demonstrando crescimento da receita e rentabilidade. Alcançamos uma receita de $2,9 bilhões, impulsionada tanto pela aquisição de clientes —atingindo 110 milhões globalmente — quanto pela melhora no engajamento por meio de iniciativas de cross-selling e up-selling, combinada com lançamentos de produtos atrativos. Este crescimento foi acompanhado por um custo virtualmente estável de atendimento e um ROE recorde de 30%, resultando em um lucro líquido de $553 milhões no trimestre, mais que o dobro ano contra ano FXN. Nossa expansão para o México e a Colômbia continua a gerar resultados impressionantes, com quase nove milhões de clientes no México e mais de dois milhões na Colômbia. À medida que avançamos em nossa execução, estamos nos preparando para consolidar o Nu como a principal plataforma de serviços digitais do mundo, indo além dos serviços financeiros— disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Destaques operacionais para o crescimento do número de clientes: o Nu adicionou 5,2 milhões de clientes no terceiro trimestre de 2024, alcançando um total de 109,7 milhões de clientes globais em 30 de setembro de 2024, refletindo um crescimento de 23% ano contra ano. Este crescimento reforça a posição do Nu como uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais de mais rápido crescimento em todo o mundo, e uma das maiores instituições financeiras na América Latina em número de clientes. O Nu já se tornou a instituição com o maior número de clientes ativos em operações de crédito, de acordo com dados do Banco Central.
Taxas de engajamento e atividade: a receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) atingiu US$11,0 no terceiro trimestre de 2024, com grupos mais maduros já em US$25. Em uma base neutra de câmbio (FXN) 1 , expandiu 2% sequencialmente e 25% em relação aos US$10,0 de um ano atrás. A taxa de atividade mensal 2 cresceu para 84%, em comparação com 83% de um ano atrás. Isso representa o décimo segundo aumento consecutivo na taxa de atividade, destacando nossa capacidade de oferecer consistentemente uma proposta de valor atraente para nossos clientes.
Plataforma operacional de baixo custo: o custo médio mensal de atendimento por cliente ativo permaneceu abaixo do nível de um dólar, em US$0,7 —ou US$ 0,8 quando ajustados por eventos pontuais realizados no Q3’24—, o que demonstra a forte alavancagem operacional do modelo de negócios. O índice de eficiência da empresa melhorou 60 pontos base, trimestre contra trimestre, para 31,4% e mais de 300 pontos base na comparação anual, e apesar das despesas pontuais de US$ 48 milhões associadas ao reposicionamento do Nucoin.
Qualidade dos ativos: o nosso principal indicador, o índice de NPL 15-90 (índice de inadimplência entre 15 e 90 dias) diminuiu novamente durante o terceiro trimestre, com redução de 10 pontos base em relação ao trimestre anterior para 4,4%. O índice de NPL 90+ aumentou 20 pontos base para 7,2%, em linha com o esperado. O crescimento de 20 pontos base neste trimestre reflete a alta inicial no NPL 15-90 acumulado de trimestres anteriores, já que este é um indicador que comporta mais como uma métrica de estoque do que de fluxo.
Destaques financeiros.: Lucro líquido e lucro ajustado: no nível da holding, o Nu continuou a impulsionar o aumento da lucratividade e registrou lucro líquido de US$ 553,4 milhões no terceiro trimestre de 2024, com um ROE anualizado de 30%. O lucro líquido ajustado 3 no terceiro trimestre aumentou para US$592,2 milhões, com um ROE ajustado anualizado de 33%. O Nu está alcançando estes altos níveis de lucratividade e eficiência, apesar de manter um capital excedente considerável de US$ 2,4 bilhões, no nível da holding, e de continuar investindo substancialmente no desenvolvimento de futuros produtos e em expansão geográfica, já que observa um enorme potencial para continuar construindo a maior plataforma de consumo da América Latina.
Receita: as receitas do Nu aumentaram 56% ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN), para um novo recorde de US$2,9 bilhões. Isto demonstra a capacidade única da companhia de expandir consistentemente a sua base de clientes ativos, ao mesmo tempo que acelera o crescimento da receita e a rentabilidade.
Lucro bruto: o lucro bruto do Nu ficou em US$1,348 bilhão, aumento de 67%, ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN), com uma margem de 46%, em comparação a 43% do terceiro trimestre de 2023.
Liquidez: em 30 de setembro de 2024, o Nu tinha um portfólio que rendia juros (IEP, na sigla em inglês) de US$11,2 bilhões, aumento de 81% ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN). O aumento da carteira de empréstimos, que expandiu 97% para US$ 5.7 bilhões ano contra ano e 19% trimestre contra trimestre em uma base cambial neutra, e o portfólio de recebíveis de cartão de crédito, que aumentaram 33% na comparação anual e 4% em relação ao trimestre anterior para US$ 15.2 bilhões, foram os principais impulsionadores do crescimento. Os depósitos totais cresceram para US$28.3 bilhões, 60% de aumento ano contra ano em base cambial neutra (FXN), baseados na expansão robusta nas três geografias.
Receita líquida de juros: a receita financeira líquida de juros (NII, na sigla em inglês) aumentou 63%, ano contra ano e em uma base cambial neutra (FXN) e 4% na comparação com o trimestre anterior, US$1,7 bilhão. A margem financeira líquida (NIM, na sigla em inglês) reduziu 140 pontos base sequencialmente para 18.4% neste trimestre. O NIM ajustado pelo risco diminui 90 pontos base em relação ao trimestre anterior, atingindo 10,1%, em um ritmo mais lento em comparação com o NIM, visto que o custo do risco melhorou 50 pontos base sequencialmente. Ainda assim, o NIM ajustado pelo risco aumentou 100 pontos base em relação ao ano anterior, reforçando mais uma vez o resultado do nosso foco em otimizar o valor ao longo do tempo no relacionamento com os nossos clientes. A redução do NIM no trimestre foi principalmente impulsionada pela combinação de três fatores. Primeiro, os os juros da carteira de cartões de crédito diminuíram, refletindo melhorias tanto nos produtos quanto no risco do mix de clientes. Segundo, os juros dos empréstimos diminuíram devido ao aumento na proporção de empréstimos garantidos no portfólio. Terceiro, os custos de captação foram pressionados pelo aumento nos depósitos no México e na Colômbia, alinhado com nossa estratégia de taxas de depósito em novas regiões.
Destaques de negócios.: Desempenho e crescimento no Brasil: no país, a base de clientes atingiu 98,8 milhões ao final de 30 de setembro de 2024, com média de 1,1 milhão de novos clientes mensais, e recentemente a empresa celebrou a marca de mais 100 milhões de clientes no Brasil.
Expansão internacional: no México, o crescimento do Nu permaneceu forte, com a adição de 1,2 milhão de novos clientes no trimestre, atingindo um total de 8,9 milhões de clientes no final do mesmo período. A expansão valida a estratégia de aumentar os rendimentos dos depósitos no país, impulsionando o ritmo de crescimento. Na Colômbia, o Nu atingiu um marco importante neste trimestre, superando a marca de dois milhões de clientes, sustentando o momento positivo do lançamento da Cuenta Nu.
Perfil —O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 110 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.