Para democratizar venda de crédito de carbono às empresas. Parceria aumentará valor financeiro e ambiental dos créditos de carbono, além de facilitar a participação de médias e pequenas empresas neste mercado.
Baku (Azerbaijão) —A Ambipar, líder global em soluções ambientais, e o Governo do Pará assinaram Memorando de Entendimento (MoU) para a comercialização de créditos de carbono dentro do Sistema Jurisdicional de REDD+ (SJREDD+) do Estado.
O acordo foi firmado entre o governador do Pará, Helder Barbalho, e o vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão, no dia 12 de novembro (terça-feira).
O documento estabelece as bases para uma parceria entre a Ambipar e a Companhia de Ativos Ambientais e Participações do Pará (CAAPP) com o intuito de aumentar o valor financeiro e ambiental dos créditos de carbono, apoiando a sustentabilidade regional. O documento também incentiva a cooperação com entidades multilaterais como o Banco Mundial, além da abertura de novos investimentos sustentáveis e parcerias.
A assinatura do memorando orienta sobre a criação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que terá o papel de centralizar atividades de avaliação técnica, certificação e comercialização eficiente de créditos de carbono, potencializando os ativos ambientais do Pará.
—Esse crédito tem grande visibilidade global e permitirá que a gente consiga desenvolver projetos com credibilidade, rastreabilidade, fáceis e acessíveis para todos que estiverem preocupados com isso— afirmou o vice-presidente de Sustentabilidade da companhia.
Segundo Tello, a Ambipar tem capacidade tecnológica para oferecer esses créditos com o Governo do Pará, de forma inovadora, por meio da tecnologia de blockchain, que permite pequenas compensações com rastreabilidade, transparência e confiabilidade extra nos projetos.
Participação de médias e pequenas empresas —Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão, o acordo com a Ambipar democratiza a venda de crédito carbono ao mercado, já que médias e pequenas empresas poderão participar nesta nova atividade econômica sustentável.
—Hoje, para negociar com o Estado, é com milhões de reais. A Ambipar vai diminuir esse ticket e permitir que a gente pulverize e dê mais acesso para todo mundo— garantiu Romão.
Em setembro deste ano, o Governo do Pará assinou um acordo histórico ao vender quase R$ 1 bilhão em créditos de carbono e garantir financiamento da Coalizão LEAF para apoiar seus esforços de redução do desmatamento e se tornou o primeiro estado no Brasil e o primeiro estado subnacional do mundo a garantir isso.
Ambipar — A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI).