Após a volta do fundador, Vivara brilha mais uma vez, entrega um forte terceiro trimestre de 2024, com destaque para o crescimento de receita líquida de 23,1% e lucro líquido de 40%. Resultado é reflexo de gestão eficiente de estoque e precificação nas lojas, otimização operacional e foco na melhoria contínua do nível serviço.
A Vivara (B3: VIVA3), a maior rede de joalheria da América Latina, divulga os resultados do terceiro trimestre de 2024 superando as expectativas do mercado. A empresa apresentou uma receita bruta, líquida de devoluções, em R$ 697,4 milhões, uma expansão de 20% na comparação com terceiro trimestre de 2023, que reforça a solidez da estratégia de vendas da companhia. O lucro líquido totalizou um crescimento de 40%, somando R$ 107,2 milhões.
O resultado também é fruto de uma melhora no SSS (Same Store Sales) para 13,5% digital e físico, quando no mesmo período do ano anterior o índice estava em 12,3%. A receita líquida foi de R$ 562,9 milhões, um crescimento de 23,1% ante o mesmo período do ano anterior, beneficiada pela dinâmica favorável de crédito presumido de ICMS.
No mesmo período, a joalheria apresentou um Ebitda ajustado(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de R$ 127,4 milhões, uma expansão de 43,7% na comparação com igual período do ano passado, e uma margem Ebitda de 22,6%, aumento de 3,2 p.p. versus terceiro trimestre de 2023. O indicador foi impulsionado pelo incremento da rentabilidade operacional e da redução das despesas com vendas e gerais e administrativas.
No acumulado dos nove primeiros meses do ano (comparação com os nove primeiros meses do ano passado), a companhia já apresenta uma receita bruta líquida de devoluções de R$ 2,1 bilhões (+19,1%), uma receita líquida de R$ 1,7 milhão (+18,1%) e um crescimento sólido do lucro líquido para R$ 353,9 milhões (+57,2%), potencializado pelo reconhecimento de créditos tributários de R$ 100 milhões no segundo trimestre de 2024.
Marcas brilhando cada vez mais — A Vivara vem reforçando trimestre após trimestre a sua consistente estratégia de expansão de unidades pelo Brasil. Até setembro deste ano, a companhia registrou 435 unidades pelo país, considerando 264 da marca Vivara, 159 lojas Life e 12 quiosques, totalizando mais de 36,4 mil metros quadrados de área de venda.
No terceiro trimestre deste ano, a joalheria inaugurou 11 novas unidades, sendo uma loja Vivara e dez lojas Life. A companhia está presente em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Sudeste que concentra 52,2% das unidades nacionais.
Para a Vivara, os estabelecimentos apresentaram uma receita bruta de trimestre de R$ 461,6 milhões, um crescimento de 15,6% na comparação com terceiro trimestre de 2023. Em SSS (Same Store Sales), a marca totaliza 14% no período. Este resultado é fruto de uma maior assertividade no sortimento dos produtos em loja e revisão da clusterização das lojas.
No caso de Life, as lojas da marca apresentaram uma receita bruta de R$ 127,2 milhões no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 52,8% ante o terceiro trimestre de 2023. Isso é consequência da inauguração de 61 lojas nos últimos 12 meses e da expansão do SSS em 13,9% no período.. A Life atingiu a marca de 56 lojas maduras, isto é, lojas que apresentam mais de dois anos de operação, com uma receita média de R$ 6,0 milhões, considerando os últimos 12 meses.
Avaliando o desempenho das categorias de produtos, o destaque ficou para o segmento de relógios com crescimento na receita bruta de 25,6% no terceiro trimestre de 2024 vs. terceiro trimestre de 2023 e um aumento de 27,4% nos nove primeiros meses do ano versus o mesmo período do ano passado. Outra categoria importante foi a de joias, com elevação na Receita Bruta de 22,3% no comparativo trimestre e 18,3% no acumulado dos nove primeiros meses, totalizando mais de R$ 1 bilhão no período.
Digital —A companhia apresentou um robusto crescimento nas vendas digitais, totalizando R$ 100,5 milhões, uma elevação de 14,3% na comparação com terceiro trimestre de 2023. As vendas OMS, que são aquelas realizadas no e-commerce e faturadas na loja, totalizaram 29,1% neste último trimestre, o que significa um aumento de 1,5 p.p. ante o mesmo período do ano anterior, mantendo a trajetória da companhia de transformar os espaços comerciais em hubs, trazendo mais conveniência aos clientes.
Assim como nas lojas físicas, a categoria de relógios foi o grande destaque de vendas com crescimento de 1,4 p.p. no comércio digital. A categoria Life também seguiu expandindo nas compras online no período, com um crescimento de 0,9 p.p., devido a uma melhor atuação em comunicação e marketing.