logo-federal-reserve

08/11/2024

Fomc do Federal Reserve corta taxa básica em 25 pp entre 4,5% e 4,75%

O Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos corta juros em 0,25 ponto percentual.

Segundo o Federal Open Market Committee (Fomc, na sigla em inglês), emitido pelo Federal Reserve (FED), indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Desde o início do ano, as condições do mercado de trabalho têm geralmente melhorado, e a taxa de desemprego tem subido, mas continua baixa. A inflação progrediu em direção ao objetivo de 2% do Comitê, mas continua um tanto elevada.

— O Comitê busca atingir o máximo de emprego e inflação na taxa de 2% no longo prazo. O Comitê julga que os riscos para atingir suas metas de emprego e inflação estão aproximadamente em equilíbrio. A perspectiva econômica é incerta, e o Comitê está atento aos riscos para ambos os lados de seu mandato duplo— diz o comunicado.

—Em apoio às suas metas, o Comitê decidiu reduzir a faixa-alvo para a taxa de fundos federais em um quarto de ponto percentual para 4-1/2 a 4-3/4 por cento. Ao considerar ajustes adicionais à faixa-alvo para a taxa de fundos federais, o Comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a perspectiva em evolução e o equilíbrio de riscos. O Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e títulos lastreados em dívidas de agências e hipotecas de agências. O Comitê está fortemente comprometido em apoiar o emprego máximo e retornar a inflação ao seu objetivo de dois por cento—continua.

—Ao avaliar a postura apropriada da política monetária, o Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para a perspectiva econômica. O Comitê estaria preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado se surgirem riscos que possam impedir a obtenção das metas do Comitê. As avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação, e desenvolvimentos financeiros e internacionais—conclui.

Votação — Votaram a favor da ação de política monetária Jerome H. Powell, presidente; John C. Williams, vice-presidente; Thomas I. Barkin; Michael S. Barr; Raphael W. Bostic; Michelle W. Bowman; Lisa D. Cook; Mary C. Daly; Beth M. Hammack; Philip N. Jefferson; Adriana D. Kugler; e Christopher J. Waller.

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse que, por enquanto, o banco central não está levando em consideração o resultado da eleição dos Estados Unidos em suas escolhas políticas.

— No curto prazo, a eleição não terá efeitos em nossas decisões políticas — disse Powell em uma coletiva de imprensa no dia 07 de novembro (quinta-feira), após uma reunião do Fed que resultou em uma esperada desaceleração no corte dos juros.