Os navios contarão com propulsão de combustível duplo a gás liquefeito e estarão prontos para amônia, As entregas deverão acontecer entre 2027 e 2029, e o investimento previsto é de US$ 4 milhões.
Shanghai (China) — A Hapag-Lloyd assinou dois contratos com dois estaleiros chineses para um total de 24 novos navios porta-contêineres. Destes, 12 novos navios — cada um com capacidade de 16.800 TEU — serão construídos pelo Yangzijiang Shipbuilding Group. Essas unidades serão usadas para expandir a capacidade dos serviços que já estão em vigor. Mais 12 navios, cada um com capacidade de 9.200 TEU, foram encomendados da New Times Shipbuilding Company Ltd. e substituirão unidades mais antigas na frota da Hapag-Lloyd que estarão se aproximando do fim de sua vida útil nesta década.
— Continuaremos a modernizar e descarbonizar nossa frota— disse Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.
Todos os novos navios serão equipados com motores de combustível duplo de gás liquefeito de alta pressão e baixa emissão de última geração, extremamente econômicos. Além disso, essas embarcações podem ser operadas usando biometano, o que pode reduzir as emissões de CO2e em até 95% em comparação aos sistemas de propulsão convencionais. Os novos navios também estarão prontos para amônia. A Hapag-Lloyd receberá os novos navios entre 2027 e 2029. Os novos navios terão uma capacidade combinada de 312.000 TEU e envolverão um volume de investimento combinado de cerca de US$ quatro bilhões. Um financiamento de longo prazo de US$ três bilhões já foi comprometido.
—Este investimento é um dos maiores na história recente da Hapag-Lloyd e representa um marco significativo para nossa empresa, pois ela busca as metas de sua Estratégia 2030, como crescer e, ao mesmo tempo, modernizar e descarbonizar nossa frota. Operar uma frota de embarcações mais eficientes também aumentará nossa posição competitiva e, graças ao aumento da capacidade, continuaremos a oferecer aos nossos clientes um produto global de alta qualidade — destacou Rolf Habben Jansen.
A Hapag-Lloyd está totalmente comprometida com a meta de 1,5 grau do Acordo de Paris. Até 2030, as emissões absolutas de gases de efeito estufa das operações da frota da empresa devem ser reduzidas em cerca de um terço em comparação a 2022 – no que será outro passo em direção à operação da frota líquida zero até 2045. Essa meta ambiciosa será alcançada investindo em novas construções modernas e eficientes, navegação lenta, modernização da frota e uso de novas tecnologias de propulsão e combustíveis alternativos, o que permitirá que os clientes se beneficiem de várias opções de transporte verde ao mesmo tempo. Considerando a recente decisão de investimento anunciada em 16 de abril deste ano para adaptar cinco embarcações para propulsão a metanol, este investimento é mais um passo nos esforços da Hapag-Lloyd para se preparar para um futuro multicombustível e impulsionar a descarbonização da indústria de transporte marítimo regular.
Hapag-Lloyd — Com uma frota de 287 navios porta-contêineres modernos e uma capacidade total de transporte de 2,2 milhões de TEU, a Hapag-Lloyd é uma das principais empresas de transporte marítimo regular do mundo. No segmento de transporte marítimo regular, a empresa tem cerca de 13.700 funcionários e 400 escritórios em 140 países. A Hapag-Lloyd tem uma capacidade de contêiner de 3,2 milhões de TEU — incluindo uma das maiores e mais modernas frotas de contêineres refrigerados. Um total de 114 serviços de transporte regular em todo o mundo garantem conexões rápidas e confiáveis entre mais de 600 portos em todos os continentes. No segmento de terminais e infraestrutura, a Hapag-Lloyd tem participações acionárias em 20 terminais na Europa, América Latina, Estados Unidos, Índia e Norte da África. Cerca de 2.900 funcionários são designados para o segmento de terminais e infraestrutura e fornecem serviços de logística complementares em locais selecionados, além das atividades do terminal.
Isso faz da empresa uma das principais empresas de transporte marítimo regular do mundo. Além disso, opera a maior frota navegando sob a bandeira alemã.