brasil-republica-tcheca

30/10/2024

Brasil fortalece cooperação com a República Tcheca no Future Forces Forum 2024

Empresas brasileiras apresentam tecnologia nacional para novas parcerias, em Praga

A participação do Brasil no Future Forces International Exhibition & Forum 2024, realizado de 16 a 18 de outubro (quarta a sexta-feira) em Praga, foi marcada pelo fortalecimento da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) e pela promoção de colaborações internacionais. Coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Espaço Brasil contou com o apoio do Ministério da Defesa (MD) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil.

A delegação brasileira apresentou soluções tecnológicas de três importantes empresas: Embraer, CSD e Desmodus, que atraíram a atenção de delegações internacionais, interessadas em estabelecer parcerias estratégicas.

Um dos momentos mais importantes do evento foi a assinatura de um memorando de entendimento entre a Abimde e a Associação da Indústria de Defesa e Segurança da República Tcheca (AOBP). O documento, assinado pelo coronel Antonio Ribeiro em nome do presidente da Abimde, Dr. Roberto Gallo, e pelo presidente da AOBP, Jiří Hynek, representa o início de uma cooperação técnica e comercial mais estreita entre os dois países.

—Muito mais do que um gesto simbólico — a assinatura desse memorando marca o aprofundamento da nossa cooperação. A colaboração entre nossos países é exemplificada pela aquisição pela República Tcheca de duas aeronaves da Embraer, com o envolvimento ativo da empresa tcheca em sua produção. Esta parceira mostra as capacidades excepcionais das nossas indústrias e destaca os benefícios que obtivemos ao trabalharmos juntos—pontuou Jiří Hynek.

Além disso, o Ministério da Defesa firmou um importante acordo com a Autoridade de Padronização, Codificação e Garantia de Qualidade de Defesa da República Tcheca, assinado pelo Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa.

O secretário de Produtos de Defesa, tenente-brigadeiro Heraldo Luiz Rodrigues, que acompanhou a cerimônia, destacou a importância desta parceria. —O memorando assinado coloca em vigor uma política extremamente importante para as indústrias de defesa do Brasil e da República Tcheca. A partir de então, os produtos dos dois países terão sua certificação técnica feita no país de origem e aceita pelo país de destino. Isso facilitará muito as negociações futuras —explicou o Seprod.

A Desmodus, estreante em feiras internacionais, celebrou sua participação no evento. Valdenir Feder, gerente Comercial da empresa, reconheceu o apoio da ApexBrasil e da Abimde na materialização da participação da empresa no evento.

—Nossa experiência em Praga foi um marco, por ser a nossa primeira participação em feiras fora do Brasil, e superou nossas expectativas. Estabelecemos contatos valiosos com empresas e instituições governamentais de diversos países, abrindo portas para negócios internacionais no futuro— afirmou Feder.

O diretor de Projetos da Abimde, coronel Antonio Ribeiro, ressaltou que o Espaço Brasil gerou interesse tanto na aquisição de produtos como em propostas de parcerias. —Particularmente no desenvolvimento conjunto entre a indústria de defesa da República Tcheca e a BIDS brasileira —completou.

A presença do Brasil no Future Forces 2024 reafirma o compromisso da Abimde em representar a indústria nacional nos principais eventos globais, contribuindo para a expansão das fronteiras tecnológicas e comerciais do país. Neste contexto, a assinatura do memorando de entendimento com a AOBP destaca o fortalecimento das alianças estratégicas, especialmente com a República Tcheca, abrindo novas oportunidades de colaboração entre as indústrias de defesa de ambos os países.

Brazil Defense —O Projeto do Setor de Defesa Brasileiro — Brazil Defense — tem como objetivo impulsionar as exportações através do desenvolvimento e implementação de plataformas para empresas não exportadoras e intermediárias avançadas, incluindo monitoramento de mercado, feiras comerciais e iniciativas comerciais integradas. 

Sob a direção conjunta da Abimde-ApexBrasil, em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, o projeto executa um plano de promoção internacional de curto prazo com o objetivo de atrair empresas qualificadas para o mercado global. Para consolidar a presença e competitividade brasileira no cenário global, a integração das empresas no plano de promoção e na agenda do setor a médio e longo prazo é um avanço estratégico.

Abimde —A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) é reconhecida como legítima interlocutora da Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. A entidade promove ações para valorização e fomento das empresas do setor nos mercados nacional e internacional, e para fortalecimento ou implementação de políticas e programas que assegurem o desenvolvimento desta indústria. Dentre suas mais de 240 associadas, estão as principais empresas de Defesa e Segurança instaladas no País.

ApexBrasil — A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.