atlas-agro-casa-ventos

30/10/2024

Atlas Agro e Casa dos Ventos firmam parceria

Para desenvolver projeto para fertilizantes verdes no Brasil.

A Casa dos Ventos, referência no mercado de renováveis e protagonista da transição energética do Brasil, e a Atlas Agro, empresa suíça de fertilizantes nitrogenados verdes, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que objetiva utilizar projetos eólicos e solares para fornecer energia renovável para empreendimento de fertilizantes verdes produzidos com a utilização de hidrogênio verde.

A parceria busca aliar a competitividade do portfólio renovável e de soluções da Casa dos Ventos para a produção de hidrogênio na planta de fertilizantes da Atlas Agro, contribuindo para a expansão da matriz renovável e da sustentabilidade da agricultura brasileira. Localizado em Uberaba (MG), o projeto tem previsão de entrada em operação comercial em 2028 com capacidade para produzir cerca de 530 mil toneladas de fertilizantes, por ano. A planta demandará cerca de 300 MW médios de energia renovável, que será fornecida pela Casa dos Ventos, para a produção de nitrato de amônia verde, considerado essencial para a redução de emissões de carbono na produção agrícola.

O setor de agronegócio deve corresponder por mais de 20% do PIB brasileiro em 2024 e atualmente o país é o maior importador global do insumo, com 41 milhões de toneladas de fertilizantes importadas em 2023.

A produção mundial de fertilizantes nitrogenados é feita primordialmente com gás natural, o que torna o setor responsável por 2% das emissões globais de carbono. O projeto visa não só produzir um insumo mais sustentável, como também reduzir a dependência do Brasil das importações, mitigando riscos de suprimento de um bem essencial para nossa economia.

—A Casa dos Ventos tem trabalhado para que o Brasil assuma o protagonismo na transição energética por intermédio da descarbonização de setores-chaves, como é o agronegócio. Além de trazer autonomia para o campo, a tese gera investimentos relevantes em energia renovável para o país —destaca Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

—A missão da Atlas Agro é descarbonizar a produção global de nitrogênio. Energia competitiva em custo e confiável é a base para produzir fertilizantes nitrogenados sustentáveis a preços acessíveis para os agricultores locais. Estamos entusiasmados em firmar a parceria com a Casa dos Ventos para trazer fertilizantes nitrogenados verdes e produzidos localmente para a agricultura brasileira —declara Knut Karlsen, cofundador da Atlas Agro e presidente da Atlas Agro Brasil.

Maria Gabriela da Rocha Oliveira, diretora de energia renovável da Atlas Agro, afirma: —Os baixos custos das energias renováveis no Brasil representam uma solução competitiva para viabilizar a produção nacional de fertilizantes, promovendo a segurança alimentar e a sustentabilidade industrial do país. Esse acordo com a Casa dos Ventos é um passo estratégico para explorar o uso de energias limpas e acelerar o desenvolvimento do projeto em Uberaba—.

Casa dos Ventos —A Casa dos Ventos é referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.

A Casa dos Ventos possui uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil e para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Atualmente, temos 3,4 GW de capacidade em operação e construção e 4,5 GW em estágio avançado de desenvolvimento.

Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.

Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.

Atlas Agro — A Atlas Agro é uma empresa europeia focada na produção de fertilizantes nitrogenados sustentáveis a partir da produção e uso do hidrogênio verde em seu processo produtivo. Sua missão é alimentar o mundo de forma sustentável, promovendo assim a disrupção em uma indústria que responde por 2% das emissões mundiais de CO2. Cada uma de suas fábricas pode alimentar cerca de 16 milhões de pessoas e evitar mais de um milhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano. A Atlas Agro tem sua sede global na Suíça e escritórios na Espanha, Estados Unidos e Brasil.