Para equipar e operar metade do terminal de contêineres Nador West Med. Por meio desta joint venture com a Marsa Maroc, a CMA CGM Group equipará e operará por 25 anos uma seção de cais de 750 metros e 35 hectares dentro do terminal de contêineres Nador West Med. Serão feitos investimentos significativos para atingir um volume anual de 1,2 milhão de TEUs e oferecer a mais alta qualidade de serviço. O Grupo CMA CGM, um importante player na cadeia de suprimentos marroquina desde 1983.
O CMA CGM Group, líder global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, assinou hoje com a Marsa Maroc, líder nacional em gestão de terminais portuários, um acordo de joint venture para equipar e operar por 25 anos uma seção de 750 metros de cais e 35 hectares de pátio dentro do terminal de contêineres Nador West Med.
Esta joint venture, na qual a CMA CGM e a Marsa Maroc deterão 49% e 51% respectivamente, equipará e operará 50% do terminal de contêineres Nador West Med, ou seja, 35 hectares de pátio de contêineres e 750 metros de cais com um calado máximo de 18 metros.
Já presente no Marrocos nos terminais de contêineres Eurogate Tânger e Casablanca (via Somaport), o Grupo CMA CGM busca com este acordo estratégico e operacional seu desenvolvimento como um importante player na cadeia de suprimentos do país.
Investimentos significativos para produtividade e qualidade de serviço ideais —No âmbito de uma subconcessão de 25 anos, o CMA CGM Group e a Marsa Maroc farão grandes investimentos totalizando US$ 280 milhões, com o objetivo de atingir uma produção terminal anual de 1,2 milhão de TEUs.
Capaz de movimentar os maiores navios porta-contêineres do mundo, com calado máximo de 18 metros, o terminal será equipado com oito guindastes de transbordo, contra 6 atualmente, e 24 RTGs elétricos, contra 15 atualmente.
Idealmente localizado na zona estratégica de Gibraltar, na Baía de Betoya, no estuário de Oued Kert, o porto de “Nador West Med” possui ativos significativos para complementar os terminais do CMA CGM Group na zona estratégica do Mediterrâneo Ocidental.
Graças ao setor de produção de hidrogênio verde do Marrocos, “Nador West Med” também está destinado a se tornar um centro de abastecimento marítimo para novas energias sintéticas no Mediterrâneo (e-metano e e-metanol), principalmente para a frota de navios de gás e metanol de combustível duplo do CMA CGM Group.
—O Marrocos está se posicionando como um centro logístico e portuário estratégico com forte potencial de crescimento. A parceria que estamos firmando com a Marsa Maroc marca um passo fundamental para o CMA CGM Group, fortalecendo nossa presença por meio do terminal de contêineres Nador West Med. Nossa ambição é dar suporte ao desenvolvimento do país, particularmente nos setores voltados para o futuro da logística e das energias alternativas— disse Rodolphe Saadé, Chairman e Chief Executive Officer do CMA CGM Group.
O Grupo CMA CGM, um importante interveniente na cadeia de abastecimento marroquina desde 1983 — Estabelecido no Marrocos desde 1983, o CMA CGM Group conecta o país ao resto do mundo. Marrocos é de importância estratégica, notavelmente por causa de seu dinamismo e seu papel como uma encruzilhada para o comércio entre a Europa, a África e a Bacia do Mediterrâneo.
Com sua expertise e 1.300 funcionários no Marrocos, o CMA CGM Group se tornou líder em transporte marítimo e logística, com 31 serviços marítimos operando nos três principais portos marroquinos (Agadir, Casablanca, Tanger Med) e atendendo 81 portos diretamente do Marrocos. O Grupo oferece aos seus clientes no Marrocos serviços de cadeia de suprimentos de ponta a ponta por meio de sua subsidiária Ceva Logistics.
Por meio de sua subsidiária Terminal Link, o Grupo CMA CGM detém 100% de um terminal de Casablanca (via Somaport), bem como 40% do terminal Eurogate Tânger.
Com a La Méridionale, a CMA CGM também opera um serviço de balsa entre Marselha e Tânger-Médio.