Procedimentos já foram concluídos e os trabalhos começarão com as obras do abrigo.
O início das obras de conclusão de um porto em Rio Grande, Argentina, está previsto para o primeiro trimestre de 2025, segundo Roberto Murcia, presidente da Direção Provincial de Portos da Terra do Fogo, na Argentina, que se referiu ao andamento do projeto apresentado pela empresa Mirgor.
—Por parte da província, o processamento já foi concluído. No mês passado tive uma reunião com a Subsecretaria de Portos e Hidrovias Navegáveis. A documentação foi submetida à Nação. Pediam alguns esclarecimentos à empresa, para prosseguir com a viabilização da construção. A questão está muito avançada —disse o responsável.
Em seguida, destacou que teria início a execução de toda a estrutura offshore prevista: —São as obras de abrigo que o canal de acesso ao porto necessita. As expectativas foram definidas de antemão. Continua sendo uma obra privada, de uso público, e está condicionada aos projetos privados. Do ponto de vista do processamento está tudo aí —destacou.
Após a primeira etapa das obras do abrigo, os trabalhos continuarão com a escavação da área interna. —O ritmo foi planejado para 36 meses, segundo a consultoria que fez o projeto executivo. Ao mesmo tempo, quando fazem as obras de infraestrutura, podem começar pelos armazéns e pátios de contentores— disse.
Neste sentido, explicou que, relativamente ao pátio de contentores, —assinamos um acordo-quadro com as Estradas Provinciais. Agora estamos quantificando o movimento terrestre que temos que fazer. Em cerca de 15 dias começaremos pelo porto seco da cidade de Rio Grande. Da carga que recebemos, metade vai para Rio Grande. A ideia é mobilizar imediatamente, para que vá para a área de logística e que os destinatários da carga possam desfazer-se dela —acrescentou.
Rota Ushuaia — Puerto Williams — Sobre a reativação da rota Ushuaia (Argentina) — Puerto Williams (Chile), Murcia explicou que —esta semana começou a primeira travessia. O que estava sendo feito antes da pandemia está sendo feito. Agora Puerto Navarino foi habilitado e temos mais um ponto de conexão. Foi realizada uma reunião com todos os atores envolvidos, a fim de otimizar a movimentação de passageiros. Tendo em conta a temporada prevista para a área logística, e considerando que estas embarcações mais pequenas saem do nosso setor de catamarãs— concluiu. | MM
26/10/2024