Localizada na cidade de Cassilândia, a nova usina possui potência de 2,4MW e capacidade para até 1.500 instalações.
A Safira Energia, ecossistema de soluções em energia e inovação que visa auxiliar pessoas físicas ou organizações a economizarem, no mínimo, 10% nos custos com energia elétrica, consumindo energia limpa e por meio digital, inicia suas operações em Mato Grosso do Sul a partir da inauguração da usina solar no município de Cassilândia. Com potência de 2,4MW, a usina é capaz de gerar, em média, 540 MWh/mês e atender até 1.500 instalações.
Destinada para clientes de baixa tensão, pertencentes ao Grupo B — caracterizado por UCs atendidas em tensão inferior a 2,3 kV — sendo monofásicos, bifásicos ou trifásicos e que não estejam alocados em programas sociais com tarifas diferenciadas, a usina solar atenderá toda região de cobertura da Energisa MS, compreendendo assim parte significativa do Mato Grosso do Sul.
Funcionando no regime de geração distribuída compartilhada, a usina permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica na área de concessão da distribuidora sejam beneficiadas pela energia gerada. —Trata-se de um modelo simples e prático, que não demanda obra ou instalação de painéis fotovoltaicos, ao passo que o cliente se beneficia da energia gerada na usina atrelada ao instrumento ao qual ele faz parte —destaca Denilson Santos, sócio e CEO do Safira Solar+.
Motivada pelo crescimento conjunto no mercado de geração distribuída, a Safira Energia fomenta o acesso à energia limpa de maneira mais econômica e sustentável a uma gama de clientes, como pequenas indústrias, comércios, imóveis em áreas rurais e residências. Presente no mercado desde 2008, a empresa ingressou na geração distribuída de energia solar em 2019 a partir da construção de usinas na região norte de Minas Gerais, em Montes Claros e Porteirinha.
Descomplicando o segmento de energia, a Safira estimula um ecossistema de inovação e soluções robustas, com o propósito de promover, no mínimo, 10% de economia na conta de luz e, sobretudo, autonomia operacional. A empresa conta com o Safira Solar+ no seu portfólio, um serviço que atende pessoas físicas e jurídicas, residentes da cidade às zonas rurais e, até mesmo, aqueles que moram de aluguel.
—Queremos proporcionar mais transparência, confiança e autonomia para os nossos clientes, além de, claro, preços justos, de uma maneira 100% digital— finaliza Mikio Kawai Jr., CEO e fundador da Safira Energia.