Localizada na capital Quito, a nova operação chega para fortalecer a presença da rede na América Latina.
Quito (Equador)— Ampliando sua atuação no mercado global, a Calçados Bibi leva sua oitava operação exclusiva para o Equador. Pioneira em calçados infantis no Brasil e maior rede de calçados infantis na América Latina, a empresa iniciou as exportações nos anos 70, com a fabricação e comercialização de produtos private label para o exterior. Já na década de 1990, deu os primeiros passos para a segunda fase de internacionalização, começando a levar a Bibi aos mercados internacionais, com design e marca própria. Após a entrada no segmento de franquias em 2017 e maturação da rede de lojas em solo brasileiro, a empresa ampliou a atuação para a América Latina. Com a nova unidade no país equatoriano, a companhia chega a 22 pontos de venda no exterior. Até 2030, a meta é alcançar 100 operações internacionais.
Sob o comando de Eduardo Santini, a loja, que abriu as portas em 03 de outubro, está localizada no San Luis Shopping, na capital Quito. O licenciado também é o responsável pelas outras sete unidades equatorianas. A primeira operação foi aberta durante a pandemia. O empresário, que já era distribuidor da Calçados Bibi há mais de três décadas, observou o movimento do mercado e os hábitos de consumo por produtos monomarca para o público infantil. Com a movimentação e entrada da empresa no formato de licenciamento, Eduardo deu o primeiro passo para ingressar na rede com a abertura da primeira unidade em Quito.
— Não queríamos parar em uma só loja. Buscamos outros pontos que seriam importantes para tornar a marca conhecida nos principais shopping centers do País. Por isso, expandimos ainda mais com outras operações na capital, em Guayaquil, considerada a maior cidade equatoriana, e em Ambato. Nossa meta é trazer para os equatorianos um portfólio de produtos de qualidade, de uma marca especializada em calçados infantis, que se propõe a olhar o mundo pela perspectiva da própria criança para criar os melhores produtos e experiências para elas—comenta Santini.
A Bibi aposta na expansão para fora do Brasil em conjunto com seus parceiros de longa data localizados na América Latina. Este movimento fortalece os laços comerciais, leva o propósito da marca de fazer o bem para gerar boas lembranças, além de tornar a implantação da unidade estrangeira ainda mais assertiva, já que os distribuidores locais conhecem o mercado em questão, a cultura e o comportamento dos clientes.
A internacionalização de marcas fundadas no Brasil para outros países simboliza a força do franchising brasileiro. Segundo números da ABF (Associação Brasileira de Franchising) houve um aumento no número de unidades internacionais, que subiu de 26,3% de 2022 para 2023, saltando de 1.717 para 2.175 operações. O estudo ainda mostra a existência de 205 marcas de franquias brasileiras internacionalizadas no ano passado. Já o número de países que contam com marcas made in Brazil ficou praticamente estável: 125, um a menos que em 2022.
—Vemos a expansão do varejo no mercado internacional como uma evolução natural ao nosso processo de exportação. Hoje, tendo a marca já consolidada em diversos mercados, exportando para mais de 60 países, buscamos ampliar a nossa rede de lojas também no exterior, iniciando com a implantação de lojas licenciadas em países da América Latina para, em seguida, ingressar em outros comércios por meio dos nossos modelos de negócios. Atualmente, somamos 22 lojas internacionais, localizadas no Peru, Equador, Chile e Guatemala, além do canal de e-commerce chileno — finaliza a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.