mauricio-silva-essor

24/10/2024

Essor apresenta crescimento expressivo nos seguros de transporte de carga

Crescimento é validado por dados oficiais da Susep, apurados no primeiro semestre de 2024.

A Essor Seguros iniciou sua operação no ramo de transporte no final de 2021. Mesmo com os desafios econômicos e com a concorrência, tiveram uma boa evolução do portfólio durante esses quase três anos de atuação, tanto em crescimento como em rentabilidade, o que é corroborado pelos dados oficiais da Susep apurados no primeiro semestre deste ano.

Crescimento — Maurício Silva, Head of Marine Cargo da Essor, esclarece que o crescimento é impulsionado pelo modelo de negócio com a parceira Albatroz MGA, que reúne profissionais renomados, altamente capacitados e com ampla experiência no mercado. Além disso, completa que —a digitalização de processos, desde a cotação até o sinistro, nos proporciona uma grande vantagem competitiva, aumentando a eficiência e a capilaridade, além de oferecer suporte robusto a corretores e parceiros. Também destaco a precificação de riscos e o fato de oferecemos consultoria técnica, auxiliando na gestão de exposições, adequação de coberturas e controle de perdas em conjunto com corretores e segurados—.

Importância do seguro –— Representando entre 5% e 6% do PIB, o setor de transportes tem um papel significativo na economia brasileira, o que reflete no mercado de seguros, que em 2023, movimentou quase 5,5 bilhões de reais em prêmios emitidos para o segmento. Para o executivo da ESSOR, o seguro de transporte é fundamental para a economia nacional e internacional, sendo relevante em diversos aspectos. —Existem os aspectos legais, já que alguns seguros, como os destinados a transportadores para cobrir danos e perdas à carga decorrentes de acidentes e roubos, são de contratação obrigatória. A questão da proteção financeira, trazendo tranquilidade aos segurados para continuidade dos negócios, sem necessidade de desembolso financeiro por algum tipo de prejuízo causado durante o transporte. E por fim, o aspecto social, pois protege as operações logísticas a fim de reduzir riscos e garantir a continuidade das atividades do comércio e indústria —destaca Maurício.

Oportunidades — Promulgada em 2023 e regulamentada no final de setembro último pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Lei 14.599, que trata da questão das obrigatoriedades na contratação de seguros para transportes no Brasil, trouxe novas oportunidades de negócios para a Essor. —Notamos um aumento significativo no volume de prêmios emitidos em apólices para transportadores. Essa mudança também abriu novas oportunidades de negócios, especialmente em casos que antes eram vinculados a programas mundiais de embarcadores, mas que, devido à nova legislação, passaram a ter o transportador como responsável pela contratação do seguro —avalia o executivo.

Perspectivas — Ao comparar o primeiro semestre de 2023 com o de 2024, o mercado segurador apresentou uma leve retração nos prêmios emitidos de seguros de transporte de carga, com uma queda de -0,14%. No entanto, o portfólio de marine cargo da seguradora apresentou um comportamento positivo, contrariando a tendência do mercado, com um crescimento expressivo de 157%, o que representa mais de 40 milhões de reais em valor monetário. —A perspectiva para os próximos anos é de manutenção de crescimento, de forma orgânica, acompanhando as tendências e necessidades de mercado para provemos as melhores e mais adequadas soluções possíveis aos nossos clientes e parceiros de negócio—, finaliza Maurício Silva. | VTN