governo-rio-noruega

23/10/2024

Governador do Rio discute investimentos no setor de energia com o Governo da Noruega

Reunião com a ministra do Comércio e Indústria da Noruega, Cecilie Myrseth, e representantes das empresas de energia Equinor e Statkraft. Participaram do encontro os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

O governador Cláudio Castro se reuniu, na manhã do dia 22 de outubro (terça-feira), com a ministra do Comércio e Indústria da Noruega, Cecilie Myrseth, para reforçar as relações bilaterais e discutir investimentos no setor de energia. No encontro, que contou com a presença de representantes das empresas de energia Equinor e Statkraft, Castro destacou que o estado do Rio de Janeiro já acumula cerca de R$ 110 bilhões em investimentos públicos e privados, incluindo a indústria naval e setor de petróleo e gás.

—O Rio de Janeiro tem contado com parceiros de longa data, que se mantiveram ao nosso lado mesmo nos momentos mais desafiadores, como na crise de 2014. As empresas norueguesas estão entre esses aliados estratégicos, e juntos estamos construindo um caminho sólido para a transição energética do estado. Esse compromisso conjunto com a sustentabilidade e o futuro do setor de energia nos permitirá não apenas superar desafios, mas também liderar essa transformação, posicionando o Rio como referência no uso de fontes limpas e renováveis —declarou o governador Cláudio Castro.

Atualmente, o Rio de Janeiro exerce um papel de liderança na produção nacional de petróleo e gás, sendo responsável por 85% da produção de petróleo e 76% da de gás natural no Brasil. O Estado também está na vanguarda da transição para energias limpas e renováveis.

Com a melhoria das condições tributárias e de infraestrutura, as empresas privadas voltaram a investir fortemente no estado. Durante a reunião, a ministra Cecilie Myrseth destacou a presença de 236 empresas norueguesas operando em 18 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro. Essas empresas geram 31 mil empregos diretos e mais de 100 mil indiretos no país.

—A Noruega tem sido uma grande investidora no Rio de Janeiro, e é fundamental estarmos alinhados durante essa transição energética. Nossas atividades geram milhares de empregos, e vemos grande potencial para expandir ainda mais essa relação de sucesso — afirmou Cecilie Myrseth.

A delegação norueguesa incluiu o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Ruud, e o diretor do Ministério do Comércio, Indústria e Pesca da Noruega, Havard Figenschou. Representando o Governo do Rio de Janeiro, participaram os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.