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23/10/2024

Porto de Itajaí com novas linhas de navios e movimentação de milhares de contêineres

Terminal teve quatro navios atracados simultaneamente na última semana, e quase 80 mil TEUs serão movimentados até dezembro.

O Porto de Itajaí retomou recentemente a movimentação de navios de contêineres e tem previsão de movimentar 77,5 mil TEUs —unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés de comprimento— e um total de 45 mil unidades até dezembro deste ano. Os números, aliados às três linhas regulares de cargueiros já em operação e a outras duas que iniciam no próximo mês, vão impulsionar ainda mais a economia da cidade, gerando mais empregos e renda.

A empresa JBS Terminais/Seara, nova operadora do terminal, já recebeu neste mês três navios na área arrendada —berços 1 e 2— e a expectativa é que outros oito cheguem até o fim de outubro. Na área pública (berços 3 e 4), cinco cargueiros trazidos pela empresa já atracaram na cidade.

O navio Maersk Lamanai, com 300 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, foi o primeiro a chegar nos berços arrendados após a liberação do alfandegamento da área. Também operaram no local os cargueiros Irenes Wisdow e MC Breda – este último atracou no dia 16 de outubro (quarta-feira).

—Com o início das operações, a JBS Terminais/Seara projeta movimentar cerca de 55 mil TEUs só em novembro, superando a meta mínima contratual de 44 mil TEUs, impulsionando ainda mais o comércio exterior e consolidando Itajaí no mapa da logística global. Estamos confiantes de que este será um novo ciclo de crescimento para o nosso Porto —destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Quatro navios ao mesmo tempo — Com a movimentação novamente em alta, no dia 18 de outubro (sexta-feira), o Porto de Itajaí recebereu quatro navios simultaneamente nos cais arrendados e públicos. Nos berços 1 e 2, da JBS/Seara, atracaram os cargueiros Maersk Leon e Irenes Rules. Já nos berços 3 e 4 —área pública—, fizeram escala os navios An Ding Hai e Emerson Confidence.

Cinco linhas regulares — A nova arrendatária já tem cinco linhas regulares de navios previstas para o terminal itajaiense. Três delas — Norcoast (Santos x Paranaguá), Hapag Lloyd (Santos x Paranaguá) e MSC (Paranaguá x Santos) — já começaram a operar. Em novembro, outras duas linhas, da Maersk e da MSC, iniciam as movimentações no Porto de Itajaí.

— Iniciamos um novo ciclo de desenvolvimento, não apenas para a nossa empresa, mas para toda a região de Itajaí. Este é um projeto que vai além das nossas operações, pois seu impacto será sentido na geração de empregos e na dinamização da economia local, reforçando o papel de Itajaí como um dos grandes centros portuários do Brasil. É um momento de grande orgulho para todos nós — afirmou o diretor executivo da JBS Terminais/Seara, Aristides Russi Junior.

Novos empregos e crescimento econômico — Com a previsão de alta movimentação de contêineres, a economia de Itajaí e região terá reflexos positivos nos próximos meses. O aumento das atividades portuárias deve estimular a criação de empregos e o fortalecimento de empresas ligadas ao comércio exterior e transporte de cargas. Somente com a chegada da Seara, 230 empregos diretos foram criados no Porto.

—A volta das operações de cargas conteinerizadas ao Porto de Itajaí, após um ano e meio de desafios e trabalho constante para essa retomada, é algo que nos traz muita alegria. Isso não é apenas um marco para o Porto, mas também um passo decisivo para potencializar ainda mais o crescimento da nossa economia. Mais navios significam mais empregos, mais oportunidades e mais negócios para todos que dependem diretamente ou indiretamente da atividade portuária— comemorou o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Mais de 300 toneladas de carga geral movimentadas — As operações de carga geral nos berços públicos do Porto de Itajaí funcionaram normalmente durante 2024. Ao todo, 20 navios de carga geral e 10 navios com veículos atracaram no terminal, movimentando 349.426 toneladas neste ano.

Além de receber 6.908 automóveis importados da BMW, as principais cargas movimentadas no Porto de Itajaí foram de itens siderúrgicos, açúcar e madeira. A previsão é que mais um navio com desembarque de produtos químicos e outro com embarque de açúcar passem pelo terminal em outubro. Dois navios com desembarque de veículos estão previstos para novembro.

Transatlânticos — Os navios de cruzeiros também movimentaram o Porto durante a última temporada, que foi a maior da história da cidade. Foram 42 escalas em Itajaí e 113 mil passageiros de dezembro de 2023 a abril de 2024. O Município é também o único porto de embarque e desembarque de transatlânticos de Santa Catarina.