cartao-bolsa-familia

19/10/2024

68,1% dos brasileiros são contra o uso do cartão do Bolsa Família em “bets”, aponta pesquisa

Levantamento feito pela Zoox Smart Data mostra que as apostas começam por diversão, curiosidade, dinheiro ou indicação de influenciadores.

Um vício que tem feito tanto estrago quanto alguns produtos ilícitos. Os jogos de azar, ou as chamadas “bets” estão causando cada vez mais problemas ao redor do mundo. O crescimento exponencial de casas de apostas online e sua publicidade massiva, cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, atrai milhares de brasileiros que se tornaram dependentes desses jogos. A Zoox Smart Data, uma das maiores empresas de gestão de dados do país, realizou uma pesquisa que apontou que 74,4% dos entrevistados conhecem pessoas viciadas em jogos.

O governo brasileiro está regulamentando o funcionamento das bets no país, para tentar diminuir o endividamento, o vício e a lavagem de dinheiro. Com a regulamentação, apenas instituições financeiras ou de pagamentos autorizadas pelo Banco Central poderão operar no Brasil. O levantamento mostrou que a iniciativa é aprovada por 79,1% dos brasileiros.

A situação no país chegou a um nível tão preocupante, que brasileiros de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais do governo estavam utilizando o benefício, que deveria ser utilizado em gastos essenciais, para utilizar em apostas. O estudo mostrou o descontentamento de 68,1% dos entrevistados, que são contra o uso dos cartões de benefícios, como o Bolsa Família, para ser utilizado em apostas online.

—Nosso intuito é entender o perfil do brasileiro em relação a essa questão que divide opiniões no cenário nacional. Essa pesquisa mostra o quanto o vício em jogos de azar está atingindo cada vez mais pessoas que fazem parte do nosso círculo e que precisamos evidenciar para que a regulamentação possa diminuir esse problema —destaca Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox Smart Data.

Entre os entrevistados que afirmaram realizar apostas, 57,2% jogam apenas duas vezes na semana, 15,5% jogam três vezes, 14,5% jogam quatro vezes e 12,8% jogam todos os dias.

Em relação aos valores gastos, 20,4% alegaram que já gastaram mais de R$500 em apostas, enquanto 16,3% gastaram menos de R$500 e 63,3% gastaram menos de R$100.

A “diversão” foi apontada por 46,1% como principal motivação dos apostadores para jogar, enquanto 25,8% começaram buscando ganhar dinheiro, 16,6% por curiosidade e 11,5% por indicação de influenciadores.

O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de outubro e contou com a participação de 21.883 pessoas.

Zoox Smart Data — A Zoox Smart Data é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação focada em soluções de Data Science & Analytics. Com presença em mais de 25 países, atende mais de 1,6 mil clientes de setores como Hotelaria, Varejo, Transporte, Seguros, Telecom, Serviços Financeiros e Saúde. Ao longo de sua trajetória global, a Zoox se destaca como um dos três maiores concorrentes em soluções inteligentes de Wi-Fi e tratamento de dados, além de promover uma abordagem inovadora e pioneira na aplicação de Big Data e Inteligência Artificial para qualificação de dados e geração de insights de negócios por meio de modelos preditivos, viabilizando projetos com resultados comprovados. | www.zooxsmart.com e, redes sociais.