O México é um mercado estratégico, em expansão para as exportações de couro do Brasil. De janeiro a setembro de 2024, há um crescimento de 34,5% das vendas brasileiras de couros e peles para o solo mexicano. É nesse ambiente que ocorrerá a próxima feira com exposição de curtumes brasileiros, a ANPIC, de 23 a 25 de outubro (terça a sexta-feira), em León, no México. A participação é apoiada pelo projeto Brazilian Leather — uma parceria do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
As empresas brasileiras expositoras apoiadas pelo Brazilian Leather na ANPIC são: CBR —Couros Bom Retiro, Mastrotto Brasil, OCM Best Brasil, Pacific Leather e Curtume Partner. —O México é altamente industrializado e com números relevantes para a produção de calçados, móveis e automóveis. Estamos crescendo nesse mercado, e a ANPIC é uma das feiras-chave para os segmentos que atendemos no país. Nossa participação é muito aguardada no evento, onde marcaremos presença também com um estande institucional, reforçando os atributos de toda a indústria —destaca Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather e que acompanhará o grupo no México.
Pegando o recorte da produção calçadista, os mexicanos estão em 9º lugar no ranking mundial, com 217 milhões de pares produzidos anualmente (dados de 2023); desses, 31 milhões são exportados (64% dos quais em couro). O Brasil é o segundo maior fornecedor de couros para o México.
Na ANPIC, os expositores brasileiros terão a oportunidade de abrir novos contatos e ampliar relacionamento com clientes tradicionais. A feira é a maior de seu segmento no país, reunindo toda a massa crítica e com poder de decisão, em especial na indústria calçadista — e justamente por isso ocorre em León, o principal núcleo de inteligência e produção de pares no México. A ANPIC expõe, além de couros, químicos, máquinas e outros materiais para a produção de calçados, com áreas de tendências e palestras, para visitantes de mais de 30 países.
Brazilian Leather —Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. | www.brazilianleather.com.br