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16/10/2024

Farmarcas atinge faturamento de R$ 8,4 bilhões entre agosto de 2020 e agosto de 2024

E já representa 4,4% do varejo farmacêutico brasileiro, diz IQVIA.

Nos últimos anos, a Farmarcas tem se destacado no cenário do varejo farmacêutico nacional, consolidando-se como um dos principais grupos do setor. Com um crescimento robusto, a empresa agora detém uma participação de 4,4% no mercado nacional, segundo dados de agosto de 2024 da IQVIA.

Atualmente, a Farmarcas opera 1.614 lojas e atingiu um faturamento impressionante de R$ 8,4 bilhões, consolidando-se como o quarto maior agrupamento do varejo farmacêutico no Brasil. Essa ascensão notável é impulsionada por um ganho significativo de volume de vendas, que cresceu 155,2% entre agosto de 2020 e agosto de 2024, enquanto o mercado em geral avançou apenas 56,8%.

O crescimento da Farmarcas se reflete em todas as regiões do Brasil, onde a rede tem conquistado participação de mercado, independentemente do perfil das cidades. Em três anos, a participação de mercado aumentou de 3,7% para 4,4%. Fatores como o a melhoria do mix de produtos, a abertura de novas lojas e o crescimento em volume de vendas foram determinantes para esse sucesso.

A diversidade no portfólio da Farmarcas, que abrange tanto medicamentos quanto produtos de higiene pessoal e cuidados infantis, tem contribuído para sua boa performance em segmentos como Alimentos/Bebidas e Cuidados ao Bebê/Infantil. A empresa não apenas se destaca em categorias específicas, mas também ganha market share em todas as áreas em que atua.

Esse crescimento acentuado reforça a posição da Farmarcas como um dos grupos de farmácias que mais cresce no Brasil, resultado de um planejamento estratégico baseado em quatro pilares fundamentais: 1. Comprar Bem: a Farmarcas oferece aos empresários uma estrutura comercial robusta, assegurando condições vantajosas com indústrias, distribuidoras e parceiros, e mantendo as farmácias sempre bem abastecidas.

2. Administrar com Efetividade: a empresa utiliza um painel extenso de indicadores de desempenho e conta com uma equipe de suporte dedicada, transformando empreendedores visionários em empresários bem-sucedidos.

3. Vender Mais: a Farmarcas investe em campanhas publicitárias, promoções de vendas e padronização rigorosa das lojas para aumentar a visibilidade e a competitividade das marcas.

4. Aprender e Inovar: a empresa se mantém atualizada por meio de programas de capacitação, eventos e desenvolvimento de ferramentas para fomentar o aprendizado e a inovação.

Fábio Chacon, diretor comercial da Farmarcas, enfatiza o impacto positivo dos resultados: —A Farmarcas oferece aos parceiros da indústria e distribuição a oportunidade de participar desse crescimento significativo, atuando em um modelo onde todos ganham.”

Com a meta de faturamento por ano até 2025 já alcançada, a Farmarcas está elaborou um novo planejamento estratégico para o período de 2025 a 2030. Edison Tamascia, presidente da Farmarcas, explica que esse planejamento inclui uma análise detalhada do mercado e a colaboração com associados, analistas e representantes de diversas entidades, com o objetivo de dobrar o faturamento e atingir R$ 17 bilhões por ano até 2030.

Atualmente, a Farmarcas administra redes como AC Farma, Bigfort, Drogarias Maestra, Maxi Popular, Mega Popular, Ultra Popular, Entrefarma, Farma100, Super Popular, Farmavale e Maisfarma. Tamascia atribui o sucesso da Farmarcas à sua capacidade de evolução contínua e inovação: —Na Farmarcas, continuamos a nos destacar graças ao nosso modelo de negócios em constante desenvolvimento—.

Sobre a digitalização do consumidor, a Farmarcas destaca que essa já é uma realidade em todas as lojas. Para isso, foram implementadas ferramentas de gestão internas, campanhas nacionais para estimular o cadastro de clientes e serviços como o e-Delivery. Paulo Costa, diretor-geral da Farmarcas, afirma: —Estamos focando em concluir o amadurecimento das iniciativas existentes, garantindo que nossas lojas estejam alinhadas com as demandas do consumidor moderno—.

O associativismo é considerado crucial para o crescimento contínuo da empresa. Paulo Costa ressalta: —A inovação, a incorporação de empresários de valor e modelos competitivos de lojas são elementos-chave para o nosso sucesso—.

Com um modelo de negócio que promove a prosperidade de todos os envolvidos, a Farmarcas continua a inspirar o mercado e consolidar sua posição como uma força inovadora e visionária no varejo farmacêutico brasileiro.