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16/10/2024

SPFW 58: nas passarelas, The Paradise celebra os 90 anos do Pato Donald

Parceria inédita com a marca carioca homenageia, além dos 90 anos do Pato Donald, outros ícones do universo da Disney como Mickey Mouse, Minnie, Tio Patinhas e Cinderela; coleção será apresentada ao público no dia 19 de outubro (quarta-feira) no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, São Paulo (SP).

Neste ano, a marca carioca The Paradise mergulha no mágico universo da Disney para celebrar os 90 anos da primeira aparição do icônico Pato Donald. Com a proposta de oferecer uma experiência de escapismo por meio da fantasia, a marca lança no São Paulo Fashion Week a 17ª coleção, que reflete a essência divertida e rebelde desse personagem amado mundialmente. O desfile ocorre no dia 19 de outubro(quarta- feira), no Pavilhão das Culturas Brasileiras no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A coleção não se limita apenas ao Pato Donald e também homenageia clássicos atemporais como Cinderela, Princesa Aurora e Peter Pan, além de personagens únicos como Mickey, Minnie, Pateta, Tio Patinhas e Zé Carioca. Cada peça é um apreço à diversidade e riqueza do universo da Disney, mantendo a identidade autoral que caracteriza a marca.

Para se conectar ainda mais com o público e a fantasia da Disney, a The Paradise teve acesso a artes exclusivas para desenvolver a coleção. Destacada em estampas e memórias, a marca lança a primeira linha de bonés em referência a um dos maiores sucessos de souvenirs da Disney. Serão 4 modelos com diferentes formatos e gravuras, dentre eles, as memoráveis luvas do personagem Mickey em formato de coração e o tradicional logo da grife.

“Esta coleção chancela a The Paradise por ressaltar a diversidade e imaginação dos consumidores e a nossa através do processo criativo. É uma honra para nós termos esta responsabilidade de expor e celebrar os 90 anos da primeira aparição do Pato Donald. A coleção irá abordar a pluralidade de corpos, cores e peças, que evidenciam nossos pilares de comportamento e de conteúdo”, comentam Patrick Doering e Thomaz Azulay, diretores criativos da The Paradise.

Made in Rio — Com uma coleção que mistura nostalgia, contemporaneidade e diversas referências cariocas, a The Paradise apresenta opções que vão da praia à festa, passando pelo calçadão, sempre com um toque de streetwear que remete ao dia e à noite. As estampas desempenham um papel fundamental, desde os esboços originais do Pato Donald, apresentados em estamparia digital com relevo e impressão em 3D, até a interação lúdica com Zé Carioca, personagem simbólico inserido na tradição brasileira e criado no caloroso Rio de Janeiro.

Brasilidade das Havaianas ao Jeans — No aguardado desfile, a Havaianas traz toda a sua ginga e brasilidade para a passarela, calçando os modelos com seus chinelos mais icônicos. Em linha com o tema escolhido pela grife, a coleção de chinelos e acessórios da marca, licenciados pela Disney, ganha destaque e adiciona mais um toque de magia ao desfile.

Os clássicos modelos Brasil Logo e Tradicional são personalizados pela The Paradise com saltos esculturais, enquanto o modelo Top aparece com tiras de couro e um pin de unicórnio, unindo o lúdico e a versatilidade. Em uma criação inédita, chaveiros de mini chinelos são transformados em um vestido exclusivo pela The Paradise. E, para completar o styling, mochilas e outros acessórios da marca também agregam às produções. A Havaianas ainda veste alguns convidados, reforçando de forma genuína sua potência como item de moda.

Os jeans também são uma parte essencial da coleção, com modelagens utilitárias e esportivas que remetem aos anos 70 e 80. Os tecidos Canatiba com Tencel apresentam texturas e acabamentos diferenciados, enquanto a clássica estampa de onça da grife aparece em novas interpretações, conectando a renovação efervescente à tradição, postas sobre jeans cru com tingimento índigo. Pensando em uma produção sustentável e econômica, a etiqueta aplica nas peças as fibras da Lenzing, que são mais leves e, ao mesmo tempo, usam menos recursos naturais para serem desenvolvidos.

Têm relevância nesta temporada a parceria com a marca de joalheria Rommanel, que acrescenta um toque de sofisticação com peças-joias de vestir. Medalhas, correntes e pingentes banhados a ouro 18 quilates complementam os looks com brilho especial que eleva ainda mais o estilo das peças.

Dentre os mais de 30 looks presentes na coleção, a The Paradise mostra também nas passarelas a diversidade cultural exposta em corpos e estampas. Uma destas frentes será transmitida pela presença da modelo Veluma, primeira Top Model brasileira negra a desfilar internacionalmente. Atualmente com 71 anos, a artista é conhecida por quebrar paradigmas raciais e sociais, ainda nas décadas de 70, ao estampar capas e matérias nas principais publicações de moda ao redor do mundo, além de criar um estilo único ao desfilar.

. Coleção: N17, dia 19 de outubro (quarta-feira), às 19h30, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo (SP). | theparadise.rio

The Paradise — Entre no mundo de The Paradise e você é instantaneamente transportado para um paraíso de exuberância e liberdade. Liderada pela dupla dinâmica Thomaz Azulay e Patrick Doering, a marca desafia as restrições do minimalismo, adotando, em vez disso, uma estética maximalista que é tão ousada quanto alegre. A rica herança de Thomaz no vanguardismo cultural e tropical, combinada com o olhar meticuloso de Patrick para detalhes, resulta em estampas que são nada menos que majestosas. The Paradise não é apenas sobre moda; trata-se de criar uma experiência visual que celebra a diversidade e desafia as normas. Além da estamparia, a marca está profundamente comprometida com a sustentabilidade, utilizando materiais de origem controlada e promovendo a inclusão tanto no design quanto nas práticas comerciais. The Paradise é uma vibrante celebração da vida, cor e criatividade, com uma consciência que equilibra exuberante criatividade com design responsável. | theparadise.rio

Desfile de Alexandre Herchcovitch, tem acessórios assinados da marca brasileira Hector Albertazzi — Alexandre Herchcovitch. A parceria entre as marcas foi marcada através de talheres em prata do acervo do estilista. O designer Alexandre Herchcovitch levou às passarelas da São Paulo Fashion Week um mix de elementos dos anos 70 através de sua nova coleção Primavera/Verão/Outono 2025. A marca brasileira Hector Albertazzi, referência em acessórios de luxo, assinou as joias do desfile e transmitiu ousadia por meio de peças pensadas e confeccionadas com exclusividade para a ocasião. A parceria entre as labels celebra o longo relacionamento de nove anos de Herchcovitch e Hector.

A marca apresentou cerca de 30 itens, que foram desenvolvidos em 30 dias a partir de talheres em prata que o designer Alexandre trouxe para serem estilizados. As peças fazem referência à ressignificação de objetos do dia a dia sob a perspectiva individual de cada um. Cristais em formatos de corações, estrelas e flores foram adicionados em brincos feitos através de garfos e colheres, além de braceletes que fazem alusão à garfos e colheres desconstruídas. Todas as peças foram desenvolvidas manualmente, unindo o design impactante da Hector Albertazzi com a moda disruptiva de Alexandre Herchcovitch. | www.hectoralbertazzi.com.br

Catarina Mina apresenta a coleção ‘Herdeiras do Futuro’ — A nova coleção exalta a conexão entre técnicas tradicionais e o amanhã, destacando o protagonismo das artesãs que preservam e reinventam saberes e fazeres não só do patrimônio cearense, mas do jeito de fazer do cearense.

Com 35 looks, Catarina Mina integra na alfaiataria técnicas como crochê, filé, bilro, bordado e macramê a materiais como seda, linho e a borracha amazônica; nesta edição, essa novidade reforça seu compromisso socioambiental e a valorização da cultura local um artesanato menos romântico e mais moderno que explora padrões geométricos, com uma paleta de tons primários como azul e vermelho fortes, off-white e dourado. As peças utilizam técnicas de crochê — parte essencial do DNA da marca –, a renda de filé, bordado característico de Jaguaribe, o bilro, uma arte dominada pelas rendeiras de Trairi, além do bordado e o macramê, técnica de tecelagem manual feita com nós. Os materiais presentes na alfaiataria de Catarina Mina incluem gaze de seda e linho com detalhes em tricô, enquanto os acessórios incorporam a palha de carnaúba, conhecida como árvore da vida, a palha de bananeira e de balboa. O novo material incorporado nesta coleção é a borracha amazônica, fruto da parceria com a Da Tribu, marca referência em moda sustentável desde 2009 criada por Kátia Fagundes e Tainah Fagundes (mãe e filha), que valorizam os saberes tradicionais e a produção consciente.

— A parceria com Da Tribu é uma oportunidade de potencializar a rede artesanal brasileira, valorizando a economia local e conectando histórias de mulheres e pequenas comunidades da Amazônia e do sertão cearense— acrescenta Celina Hissa, diretora criativa. — Acreditamos no artesanato como uma tecnologia ancestral e sustentável, onde o passado se encontra com o futuro. Nossa coleção ressalta técnicas tradicionais e, pela primeira vez, integra elementos da Amazônia—conclui.

. SPFW 58 acontece de 16 a 20 de outubro (quarta a domingo), no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, e no Iguatemi São Paulo (SP). | Programação e detalhes dos desfiles: https://spfw.com.br