sustentabilidade

16/10/2024

Brasil e da Bélgica se reúnem para discutir transição energética e logística sustentável em portos

Na esteira, os especialistas nos assuntos a serem tratados.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em parceria com o Consulado da Bélgica no Rio de Janeiro e a Prumo Logística Global, realizará no dia 16 de outubro (quarta-feira), o evento “Portos Verdes – Oportunidades de Parceria na Transição Energética”. O encontro reunirá representantes do setor logístico e energético para debater práticas de gestão ambiental em cadeias de suprimentos e explorar as oportunidades de colaboração entre Brasil e Bélgica no contexto da transição para uma economia de baixo carbono.

— Ao abordar as iniciativas e os desafios enfrentados por ambos os países, o encontro promoverá o fortalecimento de parcerias estratégicas que impulsionem a transição energética e reduzam os impactos ambientais das atividades industriais, incentivando uma cadeia logística mais eficiente e sustentável— afirma Rafaela Guedes, senior fellow do CEBRI.

O debate sobre a mudança climática tem produzido uma crescente preocupação com as pressões geradas pelas atividades econômicas industriais sobre o meio ambiente. Essa questão tem levado à adoção do conceito de Gerenciamento Sustentável de Cadeias de Suprimento, que busca incorporar práticas ambientalmente responsáveis ao longo das operações logísticas, com o objetivo de reduzir os impactos negativos sobre os recursos naturais.

O evento do próximo dia 16 convida especialistas brasileiros e belgas para discutir as iniciativas que envolvem logística verde nos dois países. Representantes do Porto do Açu e do Porto da Antuérpia compartilharão suas melhores práticas, os desafios enfrentados e os resultados dessas iniciativas transformadoras.

Entre os palestrantes estão representantes de empresas e organizações dos dois países, incluindo Caroline Mouchart, Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Disney Neto, DEME Brasil, Eduardo Kantz, da Prumo Logística Global, Lea Reichert (CEBRI), Maartje Driessens , do Porto do Açu, Matheus Dolecki (Port of Antwerp-Bruges), Matheus Noronha (ABEEólica), Rafaela Guedes, CEBRI, Ricardo Delfim, Jan De Nul Brazil, Tiago Ferreira, do Departamento de Logística e Transporte no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Sébastien Lahouste, Fluxys Brasil

O encontro do dia 16 faz parte da Missão Econômica entre Bélgica e Brasil, programada para ocorrer entre os dias 23 e 30 de novembro, com passagens por São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo dessa missão é apresentar os dois países como promotores da inovação e da sustentabilidade, destacando essas forças como pilares para um futuro melhor. De acordo com o Consulado da Bélgica, a missão já conta com mais de 400 inscritos, incluindo empresas, organizações e instituições de ensino.

“Portos Verdes – Oportunidades de Parceria na Transição Energética”, dia 16 de outubro (quarta-feira), das 11 às 13h20, na Sede do CEBRI – Rua Marquês de São Vicente, 336 – Gávea, Rio de Janeiro (RJ).