portal-biogenesis-bago

15/10/2024

Fábrica da Biogénesis Bagó em Campo Largo (PR) inicia operações logísticas

E de distribuição. Primeira fábrica da companhia no Brasil entrará em funcionamento em 2026, mas operações logísticas e de distribuição tiveram início em setembro, em uma parceria com a LogVett.

A nova fábrica de vacinas da Biogénesis Bagó, empresa líder global em biotecnologia no setor de saúde, produtividade e bem-estar animal, em Campo Largo (PR), iniciou as operações logísticas e de distribuição.

Instalada em uma área construída de quatro mil metros quadrados, a fábrica, que é a primeira da companhia no Brasil, entrará em funcionamento em 2026 para a produção de soluções biotecnológicas voltadas principalmente para o segmento de animais de companhia. Será também um centro tecnológico de produção, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, além de servir como distribuidor logístico para a região, cujas operações tiveram início em setembro.

—O estado do Paraná é uma porta de entrada do Mercosul. Assim, nossa unidade de Campo Largo passa a funcionar como porta de entrada de produtos vindos da Argentina e a partir daqui vamos distribuir para todo o Brasil. Contamos com centros de distribuição nos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Tocantins e São Paulo. Com essa mudança, reduziremos o prazo de entrega das mercadorias aos clientes, tornando a operação mais eficiente —detalha o gerente Administrativo e Financeiro da Biogénesis Bagó, Adilson Kuczarski.

Para fazer a distribuição dos produtos a partir de Campo Largo, a companhia firmou uma parceria com a LogVett, operador logístico focado e especializado no setor de saúde animal, que faz parte do Grupo Ipanema, líder na terceirização de produtos veterinários no Brasil. Além da operação em Campo Largo, voltada para atender os estados da região Sul, encurtando prazos de entrega e otimizando os custos de logística para a região, a partir da parceria, será utilizado o centro de distribuição da LogVett localizado em Cabreúva (SP), na região metropolitana de Jundiaí, próxima à grande São Paulo e ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). —Batizado de Sky, o armazém matriz da LogVett é inteiramente climatizado a 25°C, contando também com uma área refrigerada com temperatura de 2°C a 8°C para armazenagem de produtos biológicos. Além de infraestrutura de ponta, a LogVett possui alta tecnologia e processos feitos por uma equipe de especialistas com anos de experiência no setor. Desenvolvemos uma malha de transportes que permite atuar com todos os tipos de produtos veterinários (biológicos, medicamentos, perigosos, criogênicos etc.) e com alta capilaridade em todo território nacional— explica o CEO da LogVett, Mauricio Motta.

Consolidação da estratégia da empresa no Brasil —Para o Country Manager da Biogénesis Bagó, Marcelo Bulman, o início das operações logísticas em Campo Largo consolida a estratégia da companhia no Brasil, que atua no País há mais de 25 anos e que iniciou um processo de transformação em 2018, fazendo da empresa a que mais cresce no mercado veterinário brasileiro. “Iniciar as operações de logística e distribuição é o primeiro passo para tornar nossa unidade em Campo Largo um hub, pois o que for produzido na fábrica para múltiplas espécies, com as mais altas certificações globais de qualidade e inovação científica, será exportado para mais de 60 países onde a Biogénesis Bagó atua”, destaca Bulman.

A fábrica da Biogénesis Bagó em Campo Largo terá capacidade de produção anual de mais de 10 milhões de doses de vacinas, posicionando-a como a primeira empresa da América Latina em capacidade de produção para animais de companhia e um dos dez maiores players em saúde animal do mundo.

Inicialmente, a fábrica terá como foco a produção de três vacinas para animais de companhia: a tríplice felina e a quíntupla/sêxtupla com e sem leptospira. Está prevista também a fabricação de outras três vacinas para animais de produção e outras soluções biotecnológicas.

Biogénesis Bagó — A Biogénesis Bagó é uma empresa líder global em biotecnologia no setor de saúde, produtividade e bem-estar animal. Desenvolve, produz e comercializa produtos de classe mundial para a proteção do status sanitário dos países e desempenha um papel fundamental na prevenção de zoonoses, bem como na segurança da produção alimentar. É uma referência na prevenção e controle da febre aftosa e um dos principais produtores da vacina antirrábica canina e felina, sendo capaz de responder a emergências sanitárias, de forma imediata, em qualquer parte do mundo.