E-Jets E2 oferecem performance excepcional com menos emissões de ruído e de CO2. Demanda no Japão está focada no segmento de até 150 assentos. C-390 Millennium oferece recursos multimissão únicos. Eve Air Mobility contribui com o Comitê Público-Privado de Mobilidade Aérea do Japão.
Tóquio — A Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, apresentará seus modelos e soluções inovadoras do portfólio de Aviação Comercial e de Defesa na Exposição Internacional Aeroespacial do Japão, de 16 a 19 de outubro de 2024. A companhia exibirá sua renomada família E-Jets da Aviação Comercial, a plataforma multimissão C-390 Millennium e as soluções de mobilidade aérea de última geração da Eve Air Mobility, uma companhia independente fundada pela Embraer.
— Estamos honrados em participar desta edição da Exposição Internacional Aeroespacial do Japão— afirma Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. —O Japão é um mercado importante para nós e conta com uma grande frota de E-Jets. Queremos contribuir ainda mais para o setor aeroespacial do país—.
A Embraer reconhece as necessidades do mercado aeroespacial japonês e oferece aeronaves que entregam valor excepcional ao país. Os jatos comerciais da Embraer têm demonstrado sua adequação ao mercado japonês desde o início de sua operação local, há 15 anos. São 47 E-Jets de primeira geração que conectam mais de 30 cidades no país por meio da Japan Airlines e da Fuji Dream Airlines. Nos últimos 12 meses, a disponibilidade média dos jatos da Embraer é de 99,83%, com utilização em até sete voos por dia e tempo médio de retorno de 30 minutos.
A Embraer projeta uma demanda robusta no Japão para aeronaves do segmento de até 150 assentos nos próximos 20 anos, impulsionada pela substituição de aeronaves mais antigas e pelo redimensionamento da frota de narrowbodies de maior porte.
Recentemente, a Embraer apresentou melhorias significativas para sua família de aeronaves E175 e E-Jets E2: Experiência E175 aprimorada: O E175 incluirá atualizações de última geração presentes no E2, tais como compartimentos superiores maiores, iluminação ambiente diferenciada, novos assentos Recaro e conectividade via satélite, com as bandas Ku e Ka disponíveis até 2026. Além disso, as soluções de transferências de dados e o radar meteorológico serão atualizados para corresponder à capacidade do E2, possibilitando a transformação digital e a recuperação sem fio dos dados de voo. O radar meteorológico de última geração fornece detecção e alerta de turbulência, detecção preditiva de vento e varredura volumétrica 3D.
Melhorias da família E2: Os jatos da família E2 apresentam desempenho aprimorado no uso de combustível, alcance estendido, melhoria do tempo de asa do motor, e otimizações da cabine. O revolucionário Sistema E2 de Decolagem Aprimorada (E2TS, na sigla em inglês) será o primeiro do setor a otimizar a performance na decolagem, reduzindo a extensão de pista necessária facilitando a operação dos pilotos, além de resultar em mais carga útil e mais alcance em aeroportos com restrições operacionais significativas.
O compromisso da Embraer com o aprimoramento contínuo dos E-Jets assegura que a família de aeronaves continue na vanguarda da indústria, entregando performance excepcional, confiança e valor tanto para companhias aéreas quanto para os passageiros.
O C-390 Millennium, por sua vez, é uma plataforma de transporte tático militar multimissão que pode trazer benefícios ao setor de defesa e segurança japonês. O C-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, com velocidade de 470 nós, sistemas de última geração e habilidade para operar em pistas não pavimentadas. Além disso, a aeronave é capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de cargas, missões humanitárias, evacuação aeromédica, controle de desastres e reabastecimento aéreo. Globalmente, a frota atual do C-390 já acumulou mais de 14 mil horas de voo, com disponibilidade operacional de 93% e 99% de missões concluídas, demonstrando produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium já foi selecionado por Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, Hungria, Portugal e Brasil.
A presença da Eve Air Mobility (NYSE: EVEX e EVEXW) também reflete o compromisso da Embraer com a entrega de soluções inovadoras para o futuro do espaço aéreo japonês. A companhia foi desenvolvida na Embraer-X, incubadora de inovação da companhia, e está contribuindo de forma ativa com o desenvolvimento de um ecossistema robusto de mobilidade aérea avançada (AAM, na sigla em inglês) no país. Como um membro do Comitê Público-Privado de Mobilidade Aérea Avançada do Japão, a Eve está trabalhando em regulações e políticas de mobilidade aérea avançada para o país de forma próxima ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria e ao Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo locais.
Em 2023, foi anunciado que a companhia japonesa Nidec Corporation e a Embraer formarão uma joint venture para desenvolver Sistemas Elétricos de Propulsão para o setor aeroespacial. A Nidec Aerospace promove sinergia entre as duas companhias com excelência em engenharia em áreas complementares, com o objetivo de liderar uma nova era da mobilidade aérea. O primeiro cliente a utilizar o Sistema Elétrico de Propulsão será a Eve Air Mobility, que está desenvolvendo seu Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical (eVTOL, na sigla em inglês).
A participação da Embraer na Exposição Aeroespacial do Japão destaca sua visão de longo prazo para o mercado japonês e sua dedicação para entregar soluções aeroespaciais inovadoras e sustentáveis que beneficiem o país e toda a região.
Embraer — Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.