edise-petrobras3

15/10/2024

Petrobras lança o edital para contratação da FPSO P-86

Voltada para o Campo de Marlim, cuja abertura das propostas serão no primeiro semestre de 2025. També prepara novas licitações para Sergipe.

A Petrobras lançou no dia 14 de outubro (segunda-feira), o edital para a contratação do FPSO P-86, que fará parte do projeto de revitalização dos campos de Marlim Sul e Marlim Leste. A abertura dos envelopes com as propostas das licitantes deverá acontecer somente no dia 08 de abril do próximo ano.

As informações acerca do edital de Nº 7004319880 está disponível no site da Petronect.

Modelo Build-Operate-Transfer — O modelo escolhido para a contratação da embarcação é o BOT (Build-Operate-Transfer), no qual a licitante vencedora constrói e opera o navio por um período inicial e, posteriormente, transfere a planta para a petroleira. A escolha pelo modelo se deu, de acordo com a Petrobras, por conta das dificuldades de financiamento encontradas pelos fornecedores, o que inviabilizaria a opção pelo formato de afretamento.

Em paralelo, a companhia também criou um grupo de trabalho interno para discutir meios para aumentar a produtividade da Bacia de Campos, área que completará 50 anos de produção no mês de novembro. Segundo a presidente da empresa, Magda Chambriard a produtividade na Bacia é de 17%.

A Petrobras também antecipou a previsão do início de produção do FPSO Maria Quitéria, destinado ao Campo de Jubarte, no complexo do Parque das Baleias, porção capixaba da Bacia de Campos, para este mês. A previsão é que a unidade só teria o seu primeiro óleo em 2025.

A Petrobras deve lançar novas licitações para a contratação das duas plataformas do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). Segundo a diretora de Exploração e Produção da empresa, Sylvia Anjos, a ideia é apresentar o edital ao mercado em até 15 dias. As unidades SEAP I e SEAP II ainda estão no aguardo.

Quanto o pré-sal da Bacia de Santos, a companhia planeja colocar a FPSO Almirante Tamandaré em operação, no campo de Búzios, do final de 2024 ao início de 2025. O FPSO Duque de Caxias, no Campo de Mero, tem previsão de começar sua operação ainda em 2024.