pontos-milhas

11/10/2024

Brasileiros acumulam mais de 214 bilhões de pontos/milhas só no 2T24, segundo Abemf

Número de cadastros nos programas de fidelidade chegou a 315,9 milhões.

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) apurou que o número de pontos/milhas emitidos pelas empresas do setor chegou a 214,2 bilhões, no segundo trimestre de 2024. Em retrospectiva, desde o início da apuração desses dados pela associação, em 2014, esse foi o segundo maior resultado em um único trimestre, 2,1% acima do mesmo período de 2023.

Ao final de junho deste ano, a associação verificou que a quantidade de cadastros nos programas de fidelidade chegou a 315,9 milhões, apresentando um crescimento anual de 3,1%. Esses clientes acumularam a maior parte dos benefícios por meio da realização de compras no varejo, indústria e nos bancos, incluindo as transações com cartões de débito e crédito, origem de 93,5% dos pontos/milhas emitidos. Os outros 6,5% vieram com a compra de passagens aéreas.

—Quando se trata do montante trocado por vantagens, houve uma alta de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando os 188,4 bilhões de pontos/milhas. 23% deles foi transformado em produtos e serviços ligados ao varejo, em 2023, essa porcentagem havia ficado em 15,2%, o que mostra uma diversificação das alternativas de resgate. A maior parte continua sendo destinada as passagens aéreas, 77%— explicou o diretor executivo da Abemf, Paulo Curro.

Destinos mais resgatados:

Com isso, o faturamento das companhias associadas à Abemf chegou a R$ 5,2 bilhões no segundo trimestre de 2024. —O crescimento é de 6,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, e também o maior faturamento registrado em um trimestre desde que a associação começou sua apuração em 2014 —acrescentou o executivo.

Já a taxa de breakage, porcentagem referente aos pontos/milhas expirados, ficou em 12,7%, entre os números mais baixos já registrados. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no trimestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.

Abemf — A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Azul, Dotz, Esfera, Juntos Somos Mais, Latam, Livelo, Mastercard, Orbia, Smiles, Stix e Vertem. Entre as atividades desenvolvidas pela Abemf estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.