novo-nordisk

09/10/2024

Novo Nordisk lança nova iniciativa para prevenir a obesidade infantil

Em comunidades urbanas vulneráveis. A iniciativa será lançada em seis cidades em cinco continentes. O objetivo é aumentar a atividade física e a alimentação saudável entre crianças. O projeto, que terá a duração de três anos, conta com investimento de 250 milhões de coroas dinamarquesas (mais de R$ 202.925 milhões).

A Novo Nordisk, empresa global de saúde, anunciou hoje uma nova iniciativa global para prevenir a obesidade infantil. A Childhood Obesity Prevention Initiative (COPI), do inglês, ‘Iniciativa de Prevenção da Obesidade Infantil’ apoiará seis cidades no design, implementação e avaliação de soluções personalizadas focadas na atividade física e na alimentação saudável.

A iniciativa é baseada em uma estrutura robusta e fundamentada em evidências para medir e avaliar o impacto das intervenções. No projeto, mudanças no comportamento de saúde e bem-estar, incluindo qualidade de vida relacionada à saúde e índice de massa corporal (IMC), serão medidas em crianças de seis a 13 anos na linha de base, além de acompanhamentos de um e dois anos após a intervenção. O design do estudo é controlado e incluirá uma população-alvo recebendo a intervenção comparada a um grupo de controle em cada cidade. O objetivo é coletar dados de aproximadamente 1.000 crianças em cada grupo.

—Estatísticas mostram que a obesidade infantil está aumentando em taxas alarmantes em todo o mundo, colocando a saúde e o bem-estar das atuais e futuras gerações em risco. Com foco em comunidades urbanas vulneráveis, a Iniciativa de Prevenção da Obesidade Infantil fornecerá evidências importantes e uma estrutura única baseada em dados para apoiar os líderes das cidades na prevenção da obesidade infantil — afirma Katrine DiBona, Global Head of Sustainability & Public Affairs da Novo Nordisk.

A iniciativa se baseia em mais de uma década de experiência em programas de prevenção baseados em cidades por meio do Cities for Better Health (CBH) e será implementada em um conjunto inicial de seis cidades no Brasil, Canadá, França, Japão, África do Sul e Espanha.

Obesidade infantil — Em 2022, mais de 390 milhões de crianças de cinco a 19 anos foram afetadas pelo sobrepeso em todo o mundo, incluindo 160 milhões que viviam com obesidade. Isso as coloca em risco de desenvolver diabetes tipo 2 precocemente e é um forte indicador de obesidade na vida adulta. Crianças de comunidades de menor nível socioeconômico tendem a ter um risco aumentado de obesidade.

A iniciativa de Prevenção da Obesidade Infantil (COPI) — No projeto, parceiros globais, como Delivery Associates e o Behavioral Insights Team (BIT), apoiarão o design e a entrega das intervenções e avaliações em colaboração com uma coalizão de parceiros locais de diferentes setores, como governos municipais, instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos. Após 24 meses, o impacto será medido através de um modelo robusto de monitoramento e avaliação. O aprendizado gerado será usado como orientação para líderes de cidades e comunidades em todo o mundo sobre como desenhar, implementar, medir e sustentar intervenções eficazes. A iniciativa faz parte dos esforços de responsabilidade social da Novo Nordisk para abordar a obesidade de forma holística como uma doença crônica grave.

Cities for Better Health — A iniciativa faz parte do Cities for Better Health, uma parceria público-privada global comprometida em acelerar mudanças na saúde urbana ao longo das gerações, construindo parcerias locais impactantes para promover a saúde e a prevenção. A parceria, anteriormente chamada Cities Changing Diabetes, adota uma abordagem holística para impulsionar ações comunitárias eficazes que promovam a alimentação saudável e a atividade física entre crianças e comunidades vulneráveis. Atualmente, mais de 50 cidades e 300 parceiros colaboram por meio do programa.