Em Suape, é proprietária do Estaleiro VARD Promar, inaugurado em 2013 e que, nos últimos anos, tem se dedicado a realizar reparos navais em embarcações.
O CEO e diretor-geral do grupo Fincantieri, Pierroberto Folgiero, e o CEO do VARD Group, Alberto Maestrini, estiveram em Suape reunidos com os representantes do Governo de Pernambuco Túlio Vilaça, secretário da Casa Civil, e Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico, além do diretor-presidente Marcio Guiot. Na pauta, o fortalecimento da indústria naval no Brasil. O CEO compartilhou boas perspectivas para a retomada da construção de navios em solo brasileiro.
A Fincantieri é uma das seis grandes estatais da Itália, responsável por 3% do PIB do país europeu, e uma das maiores empresas de construção naval do mundo, com mais de 230 anos de história e mais de sete mil navios construídos. Em Suape, é proprietária do Estaleiro VARD Promar, inaugurado em 2013 e que, nos últimos anos, tem se dedicado a realizar reparos navais em embarcações.
Pierroberto Folgiero e o staff da Fincantieri vieram ao Brasil com o objetivo de contribuir com a reativação da indústria naval. Em agosto passado, o Governo Federal publicou uma medida provisória criando incentivos para esse setor e o de petróleo e gás, com potencial de gerar R$ 2,4 bilhões para a economia brasileira.
Nessa perspectiva, o Estaleiro VARD Promar continua sendo uma das instalações de construção naval mais modernas da América do Sul. Tem experiência comprovada na construção de OSVs complexos (embarcações de apoio offshore) e transportadores de gás e, como é uma instalação totalmente integrada, pode realizar todo o processo de construção naval.
—Estou verdadeiramente impressionado pelo potencial do Estaleiro VARD Promar que a Fincantieri apoiou durante a parte do ciclo decrescente. Hoje, está melhor posicionado para aproveitar o novo ciclo de mercado que temos pela frente, no contexto da política industrial brasileira para construção naval, com foco crescente em reparos e manutenção, reformas e novas construções— comentou Pierroberto Folgiero.
De acordo com o secretário Túlio Vilaça, —a governadora Raquel Lyra articula a reativação da indústria naval em Pernambuco e não vai medir esforços para que nossos estaleiros retomem a produção nesse novo momento da economia do Brasil—.
O secretário Guilherme Cavalcanti afirmou que —o descomissionamento de plataformas da Petrobras, o desenvolvimento do mercado de eólica offshore e o aquecimento do mercado de manutenção de navios representam uma oportunidade única para as capacidades já instaladas da indústria naval em Pernambuco—.
Grupo Fincantieri — O Grupo Fincantieri é líder em todos os segmentos de alto valor agregado: navios de cruzeiro, embarcações de defesa e embarcações offshore especializadas. É um player de referência para os principais operadores de cruzeiros, fornecedor exclusivo da Marinha Italiana, parceiro da Marinha dos EUA e de inúmeras marinhas estrangeiras, além de participar dos mais importantes programas de parceria de defesa europeia. Emprega 10 mil funcionários e gera cerca de 90 mil empregos em 18 instalações implantandas em quatro continentes.
Em fevereiro deste ano, a Fincantieri e a Edge, estatal dos Emirados Árabes e um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, firmaram uma joint venture, avaliada em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio aproveitará as oportunidades globais no setor de construção naval, concentrando-se na produção de diversas embarcações avançadas.