movimento-reciclo

09/10/2024

Movimento ReCiclo da C&A completa sete anos com 109 toneladas de roupas usadas arrecadadas

A iniciativa já recolheu aproximadamente 29 toneladas de roupas somente em 2024.

O Movimento ReCiclo, uma iniciativa da C&A para assegurar a adequada destinação de roupas usadas, celebra seu sétimo aniversário com a marca de 317 mil peças arrecadadas, o que corresponde a 109 toneladas de vestuário. Em 2024, o programa já recolheu aproximadamente 29 toneladas de roupas, totalizando mais de 45 mil unidades em 8 meses.

Lançado em 2017, as urnas ReCiclo estão presentes em 72% das lojas da C&A espalhadas por todo o Brasil. Os objetivos traçados visam mudar uma realidade alarmante no Brasil e no mundo, isto porque, no País, são produzidas cerca de 170 mil toneladas de roupas anualmente, mas apenas 20% dessas peças são recicladas ou reaproveitadas, conforme pesquisa do Sebrae. Globalmente o problema segue preocupante e, de acordo com pesquisa recente da Fundação Ellen MacArthur, 80% dos itens descartados neste ano foram incinerados, enviados para aterros sanitários ou abandonados no meio ambiente.

— Na C&A temos a responsabilidade crucial em liderar pelo exemplo e incentivar nossos clientes a adotarem práticas mais sustentáveis. Estamos comprometidos em incorporar princípios de circularidade em 50% dos nossos produtos até 2030, o que envolve não só projetar e produzir de maneira mais consciente, mas também facilitar a reutilização e a reciclagem das peças. Acreditamos que cada ação conta para transformar o setor e estamos continuamente trabalhando para reduzir o impacto ao meio ambiental —destaca a gerente-sênior de ASG da C&A, Cyntia Kasai.

Ao depositar uma peça nas urnas do Reciclo que ficam localizadas sempre próximas ao caixa das lojas C&A, abrem-se três caminhos para destinação: upcycling, por meio da recuperação das fibras de tecido das peças descartadas, dão origem a um novo produto, reciclagem ou doação. Em 2024, mais 12% das roupas foram destinadas para upcycling e reciclagem e 88% das peças estavam em boas condições e foram doadas para instituições parcerias do Instituto C&A, o pilar social da C&A Brasil há mais de 30 anos – que distribuem essas roupas em bom estado para instituições e para ajudas humanitárias em crises ambientais, sociais ou sanitárias.

Atualmente, o Movimento ReCiclo é uma iniciativa estratégica já consolidada na C&A e todas as novas lojas já nascem com ele. Além de possibilitar o descarte de produtos de vestuário, os clientes também podem descartar corretamente frascos, embalagens vazias de cosméticos e eletrônicos. Todos os itens coletados são recolhidos por uma empresa parceira da C&A, que garante o descarte ambientalmente responsável.

Entenda todo o processo:

Jeans Circular— Desde 2021, a C&A também lança cápsulas da coleção de Jeans Circular, uma linha composta através da circularidade. Isso quer dizer: 100% fios usados são reciclados provenientes do Movimento ReCiclo. Em 2023, a coleção do Jeans Circular foi produzida com duas toneladas de peças usadas.

— O convite está aberto. Qualquer cliente que desejar contribuir para uma moda impacto positivo pode visitar uma das nossas lojas e depositar nas urnas suas peças de roupa em bom estado, independentemente da marca— conclui Cyntia.

Todas as peças jeans da C&A são produzida de forma mais sustentável, onde utilizam o algodão certificado pelo BCI, além de iniciativas através de seus fornecedores como redução de água, químicos e, novas tecnologias como os processos do jeans com menos água e tecnologia da Jeanologia.

As urnas do movimento ReCiclo aceitam: Roupas em bom estado; Roupas de cama e mesa; Roupas rasgadas; Tecidos e retalhos; Biquínis, maiôs, sungas e cangas; Peças de lã e choche; Bonés, cachecóis e lenços.

O que não vale: Chapéus e acessórios de cabelo; Calçados; Peças de couro, qualquer tipo ou imitação; Mochilas e bolsas; Bijuterias; Artigos infantis como ursos de pelúcia, bonecas etc; Roupas íntimas e toalhas de banho; Uniforme com marcas estampadas. | https://shre.ink/gCVT

C&A Brasil — A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em 334 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças.