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08/10/2024

Jumbo instala propulsão assistida por vento no Jumbo Jubilee

No mais recente movimento de descarbonização.

A Jumbo anunciou no dia 07 de outubro (segunda-feira)a instalação bem-sucedida de duas velas mecânicas no Heavy Lift Vessel (HLV) Jumbo Jubilee. A solução de propulsão assistida por vento (WASP) é a mais recente de uma série de tecnologias inovadoras instaladas na embarcação em uma tentativa de aumentar a eficiência de combustível e reduzir o carbono.

A Jumbo está comprometida em promover o transporte sustentável de cargas pesadas com iniciativas inovadoras de economia de energia e descarbonização em toda a sua frota, diz o CEO da Jumbo Maritime, Daan Kornneef.

—Na Jumbo, acreditamos que cada passo em direção à sustentabilidade é crucial. A instalação dessas velas mecânicas no Jumbo Jubilee é uma prova do nosso compromisso com a descarbonização e inovação. Embora sempre haja mais trabalho a ser feito, iniciativas como esta nos impulsionam para mais perto de uma indústria marítima mais verde. Estamos orgulhosos dos esforços contínuos de nossa equipe para tornar a Jumbo uma líder em transporte sustentável—.

Abordagem única —A abordagem da empresa é aplicar várias soluções de economia de combustível a uma única embarcação, possibilitando assim a medição da contribuição de cada tecnologia para o quadro geral.

Exemplos já aplicados ao Jumbo Jubilee incluem um revestimento de hélice que aumenta a eficiência, um sistema de monitoramento antiincrustante alimentado por IA e um sistema de ecocontrole. Este último movimento, a instalação de dois ventofólios Econowind, avaliará o impacto do WASP na eficiência da embarcação.

Ventos de mudança —O gerente técnico da Jumbo, Andres Cassanova, explica: —Embora não sejam totalmente otimizadas para o nosso tipo de embarcação, essas velas nos ajudarão a reunir insights valiosos sobre economia de combustível no mundo real e explorar outras otimizações que permitirão à Jumbo reduzir ainda mais sua pegada ambiental—.

A pegada relativamente pequena das velas as torna uma solução ideal para instalação em uma embarcação de carga pesada, onde o espaço é necessário para cargas de projeto. Além disso, as velas são montadas de forma flexível em uma estrutura personalizada projetada internamente pela engenheira estrutural da Jumbo, Estelle Bongers. Com isso, as velas podem ser movidas ou mesmo transferidas para outra embarcação, caso seja necessário espaço adicional para carga.

Monitoramento antiincrustante alimentado por IA —A instalação dos ventofoils segue a aplicação de um revestimento antiincrustante na hélice do navio para manter a eficiência, bem como a introdução de um sistema de monitoramento de revestimento antiincrustante do casco alimentado por IA.

Este sistema inovador captura uma ampla gama de dados, incluindo velocidade da embarcação, posição geográfica, bem como temperatura da água do mar e outras condições e parâmetros ambientais. Isso permite que o sistema faça previsões e forneça notificações quando houver risco de incrustação acelerada.

Isso significa que o Jumbo pode realizar uma inspeção e realizar a manutenção antes de uma diminuição na eficiência de combustível. Isso também significa que o sistema pode ser mantido usando métodos menos agressivos, garantindo sua preservação por períodos mais longos entre as atracações.

Controle de cruzeiro inteligente —Outra medida é a instalação de um sistema de ecocontrole na embarcação. —Isso pode ser visto como um tipo de controle de cruzeiro inteligente —explica Andres. —Ele nos permite definir um consumo de combustível ou limite de velocidade máxima. Com isso, o sistema de ecocontrole assume e, com base no RPM e no passo da hélice, está continuamente se ajustando para garantir desempenho de eficiência ideal, consumo mínimo de combustível e emissões—.

Sustentabilidade da mesa ao convés — Com essas tecnologias significativas instaladas no Jumbo Jubilee, a Jumbo espera obter economia de combustível. Um fator crucial nisso, diz o superintendente técnico Patrick Feddes, é a colaboração. “Se você quer reduzir sua pegada ambiental, não depende apenas de uma parte da empresa. É um esforço de equipe entre aqueles a bordo dos navios e aqueles em terra. As tecnologias desempenham um importante papel de suporte na criação de economia de energia, mas um fator significativo é a conscientização e a cooperação em todos os vários departamentos da organização.”