acougue-futuro

05/10/2024

O açougue do futuro já existe

Conheça os elementos que conquistarão o consumidor nos próximos anos. Nesse novo capítulo do varejo de carnes, elementos como aspecto visual, degustação, eficiência e controle sanitário podem transformar resultados e consolidar a jornada de compra do cliente dentro da loja.

No cenário atual do varejo de carnes, a transformação digital e a crescente demanda por informação têm moldado o comportamento dos consumidores. Os clientes buscam não apenas um produto de qualidade, mas uma experiência completa que ofereça transparência, praticidade e, acima de tudo, confiança. Com a evolução desse perfil, o papel do açougueiro também se transformou, exigindo uma adaptação não só na operação, mas no relacionamento com o consumidor.

—Em primeiro lugar, é importante dizer que o ‘açougue do futuro’ não é algo distante, ele já sendo colocado em prática— enfatiza a CEO do Território da Carne (TC), Andrea Mesquita, acrescentando: —Se o empresário do varejo de carnes não adotar mudanças em alguns pontos estratégicos, talvez o seu açougue não sobreviva a esse futuro que já chegou—.

Três elementos trazem o “açougue do futuro” para o presente —Na liderança do Território da Carne, empresa com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina por meio da educação, Andrea tem como missão fazer o setor se autoavaliar e repensar a maneira de produzir e vender carne no país. Nesse sentido, ela pontua três elementos que são essenciais para atrair a atenção das pessoas dentro do açougue.

O primeiro é o aspecto visual. Na visão da CEO, o açougue precisa ter um visual atrativo, fazer brilhar os olhos do cliente quando ele chega em uma loja. —Ele deve conseguir esclarecer sua dúvida sem, necessariamente, precisar falar com alguém— esclarece. Nesse sentido, a especialista indica transmitir toda a informação que for possível por meio da arte visual, como rótulos e layout da loja. —Independentemente do quanto se invista nessa parte — e é possível fazer com estruturas mais caras ou mais econômicas —, é necessário fazer brilhar os olhos dessa pessoa— resume.

O segundo elemento é a degustação, que envolve “ganhar o cliente pela barriga”, nas palavras de Andrea. Ela indica fazer esse movimento dentro do próprio açougue, levando em consideração que o produto degustado estará ao alcance do cliente, pronto para ser adquirido. —Essa estratégia vai fazê-lo provar e falar ‘vou passar o cartão agora, porque já fui conquistado’— explica.

O terceiro ponto é a eficiência e o controle sanitário, considerados primordiais para reter o consumidor na loja e fazer com que ele complete a jornada de compra. De acordo com a CEO, isso envolve duas estratégias internas: eficiência e tecnologia, junto ao controle sanitário. —Além de reforçar a importância extrema de um controle sanitário bem executado na operação diária, no Território da Carne também enfatizamos a relevância de investir em equipamentos que facilitem as atribuições dos colaboradores e, consequentemente, otimizem a entrega de produtos que atraiam a atenção do cliente—define Andrea.

Modelo em tamanho real foi apresentado na Expomeat —Com o nome de “Futuro Açougue”, um modelo com essas características, em tamanho real, esteve exposto no  SavCarne  — Salão do Varejo de Carnes, durante a Expomeat 2024, em São Paulo (SP). Mais de 20 empresas parceiras demonstraram produtos, equipamentos e serviços que todo dono de açougue deveria conhecer para manter seu negócio em funcionamento. Este foi um dos três espaços inéditos organizados pelo Território da Carne dentro do evento.

Um dos destaques do “Futuro Açougue” foi o “aquário” — área que representa cenograficamente uma sala de vidro com temperatura e acesso controlados, a fim de trazer o máximo em segurança do alimento. Nesta sala, foi possível encontrar diversas inovações de parceiros como a bancada de manipulação refrigerada, que minimiza a oscilação de temperatura dos cortes durante o processamento, fator que impacta diretamente na qualidade do produto e lucratividade da operação.

Neste mesmo espaço de vidro também foram expostos equipamentos inovadores para açougue, como a fatiadora de peito de frango e a hamburgueira, da PRIX, representados pela empresa Oficina das Balanças; balança à prova d’água, que evita manutenções e gastos rotineiros por falta de cuidado na higienização; mesas e utensílios de inox, fabricados especificamente para a demonstração; serra fita, moedor, facas e outros utensílios, imprescindíveis para uma área de manipulação com elevada necessidade de controle sanitário.

No espaço cenográfico, não poderia faltar a aplicação da técnica de degustação, defendida pela CEO. Os visitantes que passaram por lá durante os três dias de evento tiveram oportunidade de provar lançamentos de produtos, como a farofa da Mê em sabores diferentes dos convencionais, pães de brioche da Império dos Pães, mini hamburguer com uma formulação especial da Joel Carnes e o queijo cheedar da Scar, doce de leite Rocca, língua bovina defumada e um dos que mais chamou atenção: sorvete de caldo de ossos, da Stone Bone. —O público adorou a experiência e realmente agradou os paladares— conta Andrea.

Parcerias estratégicas no caminho para o “futuro” —A continuidade dos açougues depende de uma transformação não só tecnológica, mas colaborativa, envolvendo toda a cadeia de valor, desde produtores até varejistas. Foi exatamente com esse objetivo que o Território da Carne promoveu, também dentro da Expomeat, um espaço de negócios com marcas de carne de diversas regiões do Brasil.

—Sou parceiro do Território da Carne há muito tempo. Com essa união, enxergamos oportunidades de negociações e de visibilidade para a marca que dificilmente conseguiríamos enxergar sozinhos— afirma o fundador do Grupo Esteio Pecuária, Éder Soares de Queiroz, ressaltando também o potencial de networking que a participação no evento proporcionou à sua equipe.

O diretor Comercial do Frigorífico Imperador, Rodrigo Escalotom, evidencia a conexão com as pessoas como um ponto forte do espaço de negócios do Território da Carne. —O auxílio que o TC nos presta envolve cursos e orientações, além de proporcionar um ambiente de contatos e possibilidades de contratos, nos permitindo também conhecer a demanda do mercado —ressalta.

—A parceria com o Território da Carne foi muito importante, pois nos ajuda a ter um contato mais direto com o pessoal do varejo, dos açougues e dos empórios de carne. E, claro, também contempla a possibilidade de mostrar nosso produto. Voltaremos na próxima edição— acrescenta o diretor da Alba Bife, Edson José Castellano.

A oportunidade também foi aproveitada por quem esteve na feira pela primeira vez. —Foi uma surpresa positiva em função da procura e das possibilidades de negócio que apareceram durante os três dias de feira— conta o CEO da AgroValle, Edson Teixeira. —Além de agregar vários profissionais do ramo da carne, o TC nos auxiliou a posicionar nossa marca e disponibilizou o espaço para estarmos juntos na Expomeat, divulgando nosso trabalho de Minas Gerais—.

“Por um mundo com mais açougues do que farmácias” —Além do Futuro Açougue e do espaço de negócios, o Território da Carne também promoveu, durante os três dias de evento, o seminário “Por um mundo com mais açougues do que farmácias”. O ciclo de palestras ofereceu insights valiosos sobre as inovações que vão redefinir o varejo de carnes nos próximos anos.

Participante de duas mesas-redondas do seminário, o proprietário da Joel Carnes, Joel Fragoso, ressalta seus resultados no varejo após aplicar as transformações demonstradas. —Trouxemos uma atualização na mentalidade do açougueiro, mostrando o quanto ele pode ser lucrativo. O Território da Carne, ao mesmo tempo, nos colocou dentro de uma feira enorme, voltada à indústria, dando espaço também para o pequeno varejista. Estar presente na rodada de negócios traz muita credibilidade para a marca e, além de tudo, fortalece a nossa comunidade—.

De acordo com Andrea, muitos varejistas não entendem a importância de realizar uma análise minuciosa de todos os pontos que influenciam a rentabilidade e lucratividade do empreendimento. Por isso, essas atrações, pensadas estrategicamente, oferecem conhecimentos para que eles possam aplicar em suas lojas os processos que os auxiliarão no dia a dia do mercado. —Juntos, mostramos como os negócios podem prosperar, dando atenção para a gestão, operação e vendas— finaliza.

Território da Carne — Fundada pela zootecnista Andrea Mesquita, a empresa com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina através da educação, Território da Carne nasceu com o principal propósito de reduzir as perdas deste importante alimento principalmente dentro, mas também fora dos açougues. Seu objetivo é auxiliar na forma como é feita a administração do comércio, nas avaliações de qualidade do produto, na capacitação do time, no posicionamento digital, bem como na escolha de fornecedores certos, auxiliando nas decisões de compra do empresário, entre outros aspectos importantes dentro do negócio.

Já passaram pelo ecossistema da empresa centenas de proprietários, gestores, empreendedores, administradores, gerentes de serviço, consultores e empreendedores do varejo, indústria e do campo que atingiram melhores resultados através de metodologias próprias, elaboradas pela empresária.

Sua frente de trabalho está baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo + Consciente e Busca por Excelência. | www.oterritoriodacarne.com.br