A capacidade de tomar decisões estratégicas com base em dados precisos e relevantes é o diferencial competitivo que está definindo quais realmente são as grandes corporações do mercado. A eficácia do Data & Analytics (D&A), no entanto, vai além de simplesmente coletar informações: ela permite transformá-las em insights acionáveis e, principalmente, em ações concretas que impulsionam o crescimento. E isso precisa ser aproveitado.
O crescimento exponencial do mercado de Data & Analytics — O mercado de D&A tem experimentado uma expansão em escala global e o Brasil não fica atrás nessa tendência. Segundo dados levantados pela Mordor Intelligence, o mercado brasileiro de Data Analytics deve ultrapassar a marca de US$ 5,53 bilhões até 2029, impulsionado pelo aumento da eficiência dos negócios e pelo uso expandido de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), big data e análises baseadas em Software-as-a-Service.
Esse momento representa não apenas uma oportunidade para empresas especializadas em tecnologia, mas também um desafio para as grandes corporações que precisam desenvolver estruturas de dados ou selecionar plataformas modernas que coletem, tratem e os disponibilizem de forma inteligente.
O D&A é responsável por orientar as estratégias de negócios e permitir que as organizações se adaptem rapidamente às mudanças do mercado. O analytics em tempo real, aliado a ferramentas de inteligência artificial e machine learning, permite a identificação de padrões, previsão de tendências, avaliação de riscos e oportunidades, e otimização de processos – tudo de forma ágil e eficiente. Em um mundo onde a velocidade das decisões pode minimizar a possibilidade de fracasso, o D&A se torna um coração operacional, impulsionando a eficiência e o crescimento sustentável.
O desafio da transformação digital — Mesmo que esse poder de transformação seja inegável, a implementação bem-sucedida requer mais do que tecnologia de ponta. O desafio de desenvolver estruturas de dados robustas e integradas, capazes de suportar as demandas de uma grande empresa, exige um investimento significativo em talentos, processos e infraestrutura.
Para muitas organizações, a alternativa é buscar parcerias estratégicas com empresas especializadas em tecnologia e análise de dados, que ofereçam plataformas flexíveis e soluções personalizadas para atender às necessidades específicas. A abordagem permite que as empresas se beneficiem das mais recentes inovações em D&A, sem a necessidade de manter internamente toda a infraestrutura necessária, ao mesmo tempo em que podem se concentrar em demandas essenciais e na geração de valor para clientes e acionistas.
O futuro — Mesmo que o mercado de Data & Analytics continue a expandir e evoluir, as empresas brasileiras enfrentam o desafio de acelerar a jornada de transformação digital e desenvolver uma cultura orientada por dados. Uma pesquisa da PwC em parceria com a Fundação Dom Cabral revelou que a maturidade das empresas brasileiras em relação à transformação digital é de 3,3 em uma escala que vai de um a seis.
À medida que mais organizações reconhecem o valor estratégico do D&A, líderes e tomadores de decisão devem investir não apenas em tecnologia, mas também em capacitação, governança de dados e uma cultura organizacional que valorize a análise baseada em evidências.
O futuro pertence às companhias que conseguirem transformar dados em insights, e, consequentemente, insights em ações. Quem deseja ter sucesso e não se atenta a esse aspecto hoje, fará isso amanhã. É questão de tempo.
• Por: Eduardo Conesa, especialista em gestão de dados e CEO do AgnosticData.