A companhia, que atua nas áreas de Drives, Motion Controls e Robotics, é referência em tecnologia para automação industrial.
A multinacional japonesa, Yaskawa do Brasil, atuante nas áreas de Drives (inversores e unidades regenerativas), Motion (servomotores e controladores de máquinas), Controls (IHMs e PLCs) e Robotics (robôs industriais convencionais e colaborativos), está celebrando 50 anos de atuação no País neste ano. A companhia comemora os resultados positivos e tem orgulho de ter contribuído, significativamente, para a modernização e eficiência das indústrias brasileiras ao longo dos anos.
Desde a fundação da Yaskawa Electric Manufacturing Co. em 1915, até sua chegada ao Brasil em 1974, a companhia tem se destacado pela capacidade contínua de inovação e expansão, atendendo às demandas tecnológicas do mercado. A trajetória de sucesso é marcada por importantes marcos globais, envolvendo as três áreas de atuação do grupo.
Em 1958, a Yaskawa produziu o primeiro servomotor de baixa inércia do mundo, o “Motor Minertia” e foi pioneira mundial no desenvolvimento do robô elétrico, em 1972.
Em 1977, produziu o primeiro robô articulado de junta vertical, o Motoman-L10. No ano seguinte, desenvolveu o inversor vetorial Yaskawa.
Já em 1983, houve o desenvolvimento e início da comercialização da linha de servo acionamento.
Em 1988, foi inaugurado o Centro de Mecatrônica, em Tóquio, sendo que registro do termo ‘Mecatrônica’ foi feito pela Yaskawa em 1972.
O ano de 1991 foi marcado pelo desenvolvimento da série de servomotores, SIGMA.
Um marco importante ocorreu em 1992, com a parceria estabelecida com o integrador DFV Sistemas Robóticos no Brasil, e o início da operação com robôs Motoman no País. Em 1996, a DFV alcançou a marca de 100 robôs instalados no País.
Em 1998, a unidade fabril da Yaskawa, em Tóquio, recebeu a certificação ISO 14001, e a Motoman alcançou a produção de 50.000 robôs. No ano seguinte, a Motoman Inc. iniciou suas operações no mercado nacional com a aquisição da DFV e transferiu sua equipe para as instalações da Yaskawa Elétrico do Brasil (YEB).
No ano 2000, a Yaskawa foi a primeira empresa no mundo a lançar a tecnologia de controle à 3-níveis para inversores de frequência, e 7 anos depois registrava o embarque acumulado de 10 milhões de unidades de inversores fabricados globalmente.
A partir de 2001, aproveitando o DNA da DFV, de integrador de sistemas robotizados, a empresa voltou a oferecer ao mercado nacional projetos no modelo chave na mão.
Em 2006, a produção de servomotores alcançou a marca de 5 milhões de unidades, mesmo ano que a Motoman registava a produção de 150 mil robôs no mundo.
Em 2012, as unidades da Yaskawa do Brasil de Drives e Motion Controls juntamente com a de Robotics ampliaram seus negócios e transferiram suas equipes para Diadema, São Paulo. “A partir de então, a Yaskawa vem ampliando sua participação no mercado nacional e global, alcançando a marca de 500 robôs vendidos no mundo em 2021, e esse número tem crescido ao longo dos anos”, comemora Icaru Sakuyoshi, diretor- presidente da unidade de negócios de robótica da Yaskawa do Brasil.
Luís Simione, diretor-geral da unidade de Drives e Motion Controls da Yaskawa do Brasil, também destaca o bom desempenho da companhia. —A Yaskawa tem buscado desenvolver soluções que modernizem o parque industrial brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento da indústria nacional. As soluções oferecidas pela empresa buscam o melhor desempenho no processo produtivo, além da melhor eficiência energética, dentre outros ganhos de competitividade. Nos últimos anos, o grupo tem expandido suas vendas não apenas no País, mas globalmente, o que tem motivado a expansão nas operações no continente europeu e americano. Os investimentos do grupo também incluem o Brasil. Os estudos para o em expansão da operação no País estão em estágio avançado e em breve esperamos divulgar informações a respeito — conclui.