Fundador da Misci é consagrado pelo The Business of Fashion como um dos nomes mais influentes do mercado mundial em 2024.
Natural de Sinop, no Mato Grosso, Airon Martin construiu dentro dos últimos anos um dos maiores sucesso da moda nacional, a Misci. Com uma proposta única para fomentar a estruturação do luxo “à brasileira”, o designer se tornou reconhecido por uma essência que valoriza o melhor que o Brasil tem a oferecer na moda.
Depois de seis anos trabalhando para que sua marca trouxesse um novo olhar sobre o país — atualizado, lapidado e ousado ao mesmo tempo —, o estilista chamou atenção do ‘The Business of Fashion (BoF)’, maior plataforma de negócios da moda no mundo. Nesta sexta-feira, 27, o site premiou o empresário como um dos nomes mais influentes do segmento em 2024, inserindo-o em sua lista divulgada anualmente.
Conforme a tradição, a BoF 500 traz 100 selecionados pela própria instituição para receberem o prêmio de honra por um importante papel desempenhado em transformar e melhorar a indústria da moda mundial. Neste ano, Airon se consagra como o único designer brasileiro da lista.
— Estamos recebendo o prêmio no mês que se inicia nossa internacionalização e ainda temos um longo caminho para contar uma história consistente com a moda e a indústria brasileira. A moda tem o poder de nos reposicionar como país e o mundo precisa entender que não somos mais somente o país dos commodities — afirma Airon.
Para além das celebridades nacionais apaixonadas pela grife, que vão desde Emicida até Sasha Meneghel e Enzo Celulari, as peças desenhadas pelo estilista também compõem o guarda-roupa de personalidades internacionais como os cantores Sam Smith e Rosalía, o astro de K-pop Beakhyun e a apresentadora Oprah Winfrey.
—Quando valorizamos o nosso produto, o público também consegue enxergar esse valor. A matéria-prima, a cultura e a criatividade presentes no Brasil são únicas e merecem ser celebradas. Esse reconhecimento da Misci significa que conseguimos alcançar nosso objetivo: apresentar um Brasil real, em toda sua potência— completa o designer.
Na última edição do BoF 500, em 2023, Pharrell Williams, à época recém-nomeado diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton, e Sabato de Sarno, atual diretor criativo da Gucci, foram perfis que receberam o mesmo destaque que o brasileiro na premiação. Em 2024, os brasileiros que partilharam do mesmo título foram a cantora Anitta, e as modelos Angelina Kendall e Zaya Guarani.