Aspen Andersen, vice-presidente de Gente e Tecnologia da Vibra, moderou painel com representantes de outras indústrias.
A Vibra encerrou sua participação na ROG.e 2024 com a moderação feita pelo vice-presidente de Gente e Tecnologia, Aspen Andersen, da sessão especial “Inovação em Movimento: Construindo uma Cultura de Inovadores”. O executivo conduziu o debate, que teve como objetivo dar oportunidade ao mercado de energia de ouvir as experiências de empresas de outros setores para inovar.
O executivo destacou a importância do olhar dos líderes para a cultura e para os processos de inovação. —Tivemos a oportunidade de ouvir representantes de outros segmentos sobre como o fator humano é fundamental nas organizações para a construção do futuro e do crescimento —disse Aspen Andersen. Participaram da conversa Bruna Amaral, Open Innovation Developer Bosch; Sophie Zurquiyah, CEO Viridien; Pedro Noce, CIO/Digital/innovation Executive Itau; Carol Hoffman, Culture & Engagement coordinator LATAM Natura.
Através do seu hub de inovação, o Vibra co.lab, e de seu Corporate Venture Capital, para investimento em novas startups, a Vibra vem trabalhando fortemente no desenvolvimento e na atração de inovação e tecnologia em todo o seu ecossistema de negócios. O objetivo é levar sempre uma melhor experiência ao cliente, integrando as soluções em energia e o caminho para a eficiência operacional, atuando como um agente transformador que gera sinergias e negócios potenciais para apoiar clientes e parceiros nos seus processos. —A inovação é um dos pilares da estratégia da companhia e é reconhecida dessa forma quando gera valor para o negócio, esse é o nosso pensamento —afirma Aspen Andersen.
Na parte da manhã, Érica Saião, gerente executiva de Transformação Organizacional da Vibra fez moderação do painel sobre Mercado e Competitividade, momento que trouxe à tona questões cruciais sobre a dinâmica da indústria petroquímica no Brasil. O debate abordou temas como o desenvolvimento de modelos matemáticos para a avaliação do setor, a elaboração de clusters de petróleos para planejamento estratégico e a análise da concorrência no mercado de refino, além de discutir o impacto dos biocombustíveis e da eletrificação na sustentabilidade e no valor do CO2e evitado. Esses tópicos proporcionaram uma reflexão aprofundada sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela indústria, destacando a importância de um entendimento abrangente das variáveis de mercado.
Durante os quatro dias de Rog.e, principal evento do setor de energia, que foi realizado no Rio de Janeiro, a Vibra reforçou seu posicionamento como uma plataforma multienergia na condução da transição energética no Brasil. O CEO da companhia, Ernesto Pousada, e outros vice-presidentes e executivos da empresa também participaram de diversos debates e mostraram as experiências e resultados da Vibra.
Vibra — Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a companhia detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8 mil postos de combustíveis em todo o país. As franquias da Vibra para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa atende mais de 9 mil clientes em 26,7 mil pontos de consumo em todo o Brasil, contemplando segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio.
Com a marca BR Aviation, a companhia abastece 6 em cada dez aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. A Vibra possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina e atende o mercado por meio da marca Lubrax, reconhecida por ser a mais lembrada pelos consumidores em diversas premiações. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em projetos que visam a transição energética, por meio de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, caminha para se tornar uma das principais companhias de energia do país, oferecendo um portfólio completo de produtos para seus clientes visando diferentes demandas.