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26/09/2024

Transpetro prorroga prazo para recebimento de propostas na licitação de navios Handy

A Transpetro prorrogou, no dia 25 de setembro (quarta-feira) até 08 de novembro de 2024 o prazo para recebimento de propostas no processo de licitação pública para a aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB).

A decisão atende a diversos pedidos de empresas interessadas, que registraram essa demanda na sala de colaboração do portal Petronect, plataforma de negociações eletrônicas na qual o edital está publicado.

As demais etapas divulgadas no lançamento do processo estão mantidas, com a divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato previstas para dezembro deste ano. Até o momento, mais de 20 empresas nacionais e estrangeiras manifestaram interesse no edital lançado pela Transpetro.

Sobre a licitação —A licitação pública para a aquisição dos navios da classe Handy marca a retomada da contratação de embarcações próprias do Sistema Petrobras. As encomendas integram o TP 25, Programa de Renovação e Ampliação da Frota, lançado pela Transpetro e que pode gerar novas oportunidades para a indústria naval brasileira.

O edital está publicado no portal Petronect e tem o formato de licitação internacional aberta, que permite a participação de todos os estaleiros que atendam aos critérios técnicos e econômicos previstos no certame.

De acordo com o cronograma da concorrência, o lançamento do primeiro navio Handy é estimado para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.

O TP 25 da Transpetro — O Programa TP 25 da Transpetro prevê aquisição de navios para cabotagem na costa brasileira, contemplando gaseiros e embarcações de médio porte, além dos Handy deste primeiro edital. O Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras já prevê 16 desses navios.

O TP 25 se insere na estratégia do Sistema Petrobras de ampliar a frota própria na logística de petróleo e derivados para reduzir a exposição ao afretamento e à oscilação do preço dos fretes.

As embarcações têm o objetivo de atender as demandas de transporte de produtos da Petrobras e contemplam soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa, além de permitir a redução da exposição ao afretamento desse tipo de unidade, que têm baixa liquidez no mercado.

O programa foi baseado em análises técnicas e de governança, aliadas à expertise técnica da empresa. O processo licitatório é robusto e conta com mecanismos que garantirão condições muito competitivas aos proponentes e, principalmente, o melhor preço.

Os trâmites de governança para a aprovação do próximo lote de navios previstos no programa já foram iniciados, com a publicação dos próximos editais estimada para ocorrer entre o final do segundo semestre deste ano e 2025.

A Transpetro — Operando 48 terminais —27 aquaviários e 21 terrestres—, cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina. A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.