O “Terminal Offshore TVB Vaholmen”.
A Vaholmen e a SafeSTS assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para alavancar sua expertise principal desenvolvendo um terminal offshore sustentável, que fornece oportunidades genuínas para reduzir a pegada de carbono de seus clientes. Ao trazer o terminal de transbordo para mais perto dos campos operacionais, não só economizará combustível e emissões, mas também fornecerá um meio de recuperar e monetizar as emissões de VOC geradas pelo navio-tanque de exportação durante as operações de transferência de carga.
O Terminal Offshore TVB Vaholmen consistirá em dois elementos principais: o TVB e a Unidade Vaholmen. O TVB permite que navios-tanque convencionais atracem no TVB como se fosse uma bóia calma, enquanto um posicionamento dinâmico permite que estações-tanque próximas à bóia transfiram óleo por meio de mangueiras presas à mesma bóia. A Unidade Vaholmen inclui a planta de recuperação de VOC instalada em uma embarcação posicionada dinamicamente.
SafeSTS — A SafeSTS tem vasta experiência em transferência de cargas de petróleo Ship-to-Ship (STS) tanto offshore quanto em portos. Eles desenvolveram e patentearam um conceito para Transfer Via Buoy Terminal (TVB) para permitir que navios-tanque de exportação carreguem ou descarreguem em um terminal do tipo single point mooring (SPM), com os navios-tanque shuttle DP carregando/descarregando no modo DP, enquanto se mantêm a uma distância pré-determinada do navio-tanque de exportação. O navio-tanque DP referenciará sua posição à bóia e orientação do navio-tanque de exportação,
O Terminal TVB não possui estrutura submarina além de âncoras e correntes, e com as mangueiras flutuantes de carcaça dupla contendo o óleo sempre visíveis na superfície, a manutenção e a inspeção regulares são facilmente realizadas sem o uso de pessoal e equipamentos subaquáticos especializados.
O Terminal TVB pode ser localizado próximo aos campos de produção para fornecer disponibilidade operacional excepcional e maior capacidade comercial e ambiental. Com sua capacidade para lidar com 20 operações por mês, os petroleiros VLCC precisarão atracar apenas uma vez no Terminal TVB, para então serem carregados por vários petroleiros DP shuttle consecutivos com vários volumes de carga de tamanhos.
A presidente-executiva da SafeSTS, Yvonne Gilchrist-Mason OBE, DL, acredita que o sistema do Terminal TVB anuncia um salto muito aguardado na tecnologia global de transferência de navio para navio, dizendo: — Quando comparado a todas as outras opções de transbordo, este conceito oferece benefícios de segurança, comerciais e de eficiência, bem como uma redução potencialmente significativa nas emissões de gases de efeito estufa, contribuindo assim para as metas de mudança climática sob o Acordo Climático de Paris.
Embora o sistema seja voltado principalmente para mercados existentes, o conceito tem a capacidade de criar novas oportunidades em áreas onde os navios de transporte DP não operavam anteriormente e onde as regulamentações ou condições ambientais restringem as transferências tradicionais de navio para navio. Ao combinar nosso conceito de TVB com o conceito exclusivo de manuseio de VOC da Vaholmen, estamos fornecendo uma oportunidade excepcional para nossos clientes reduzirem sua pegada de CO 2. ”
Vaholmen — Quando o petróleo bruto é carregado em petroleiros em bóias de carga ou ilhas marítimas a distâncias da costa, a utilização do sistema de recuperação e processamento de VOC a bordo não é economicamente viável. Instalar o sistema de recuperação de VOC em bóias de carga ou ilhas marítimas não é muito viável, pois a captura e o transporte do VOC de volta à costa para utilização são tecnicamente desafiadores e muito caros.
A Vaholmen VOC Recovery AS, em estreita cooperação com seus parceiros American Bureau of Shipping, Ulstein Design & Solutions AS e Wärtsilä Gas Solutions AS, desenvolveu e patenteou um conceito que aborda os desafios causados pelo carregamento offshore de navios-tanque de petróleo bruto. O conceito inclui uma planta de recuperação de VOC instalada em um navio posicionado dinamicamente. O navio — a Unidade Vaholmen — operará próximo ao navio-tanque de carregamento —no modo hold-back para TVB— para capturar e processar o VOC gerado no navio-tanque por meio de uma mangueira conectada ao coletor de retorno de vapor do navio-tanque. A saída do processo — o VOC liquefeito — pode ser monetizada por meio da injeção em um fluxo de hidrocarbonetos relevantes, como petróleo bruto, como matéria-prima para usinas de energia, refinarias ou outros, bem como fornecer combustível para produção de energia elétrica na Unidade Vaholmen. O valor dos hidrocarbonetos capturados normalmente excederá os custos da operação da Unidade Vaholmen.
A Unidade Vaholmen pode ser classificada como um OSV com capacidade de carga de 1.200 metros cúbicos de VOC líquido, ou como transportador de gás com capacidade de carga de VOC líquido de três mil metros quadrados. Independentemente da capacidade, a Unidade Vaholmen será equipada com DP2, e com um sistema de energia flexível e com eficiência energética.
— Já comercializamos nosso conceito patenteado para operadores de terminais no mundo todo e sua aplicação com o terminal TVB oferece excelente desempenho na redução de emissões de GEE, que de outra forma seriam substanciais— acrescenta Arve Andersson, CEO da Vaholmen VOC Recovery AS, endossa a declaração da Sra. Gilchrist-Mason.
As emissões de COV representam muitos riscos à saúde e à segurança, que são eliminados pelo processo e essas emissões são particularmente prejudiciais à atmosfera, com seus equivalentes de CO₂ sendo múltiplos em termos de volume.
Várias centenas de toneladas de hidrocarbonetos valiosos são liberadas na atmosfera durante o carregamento de cada navio petroleiro. O valor dos hidrocarbonetos capturados no processo de liquefação normalmente excede o custo das operações de Vaholmen, o que torna o terminal comercial e ambientalmente sustentável—.
À medida que o mundo continua a produzir petróleo por meio de campos novos ou existentes, cabe a todas as partes interessadas trabalharem juntas para minimizar o impacto ambiental das moléculas de hidrocarbonetos à medida que elas viajam da extração e produção até o usuário final e o consumo. Ao combinar o conceito SafeSTS TVB com o Vaholmen Concept, benefícios ambientais substanciais podem ser alcançados.