valmet-conquista

10/09/2024

Valmet conquista categorias inéditas no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2024

Multinacional finlandesa venceu em quatro categorias, sendo pela primeira vez em “Fabricantes de Equipamentos e Acessórios para Produção de Tissue, Conversão e Acabamento”, e em “Inovação”.

A Valmet, líder global em desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, foi reconhecida em quatro categorias no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2024, um dos mais prestigiados da indústria, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Além de vencer pela terceira vez consecutiva na categoria “Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para papel de imprimir e escrever, especiais e embalagem”, a empresa foi bicampeã em “Tecnologia da Automação”. E pela primeira vez, após a aquisição da linha de conversão de tissue, também foi premiada nas categorias “Fabricantes de Equipamentos e Acessórios para Produção de Tissue, Conversão e Acabamento”, e “Inovação”.

Nos últimos anos, a multinacional finlandesa consolidou sua liderança no setor papeleiro na América do Sul por meio da execução de grandes projetos. A Máquina de Papel 27, projetada para a fabricação de papel kraftliner, é a primeira do mundo a produzir papel kraftliner de alta qualidade utilizando 100% de fibra de eucalipto. A Máquina de Papel 28 foi desenvolvida para a produção de papel kraft e cartões revestidos FBB e LPB, também de alta qualidade.

—É muito gratificante ter sido escolhida como a melhor empresa fabricante de máquinas e equipamentos para papel pelo terceiro ano consecutivo. Esse prêmio confirma o reconhecimento dos nossos esforços nos últimos anos para nos tornarmos líderes no fornecimento de tecnologia no mercado sul-americano. Mais uma vez, muito obrigado a todos os nossos clientes— comemora o diretor de Papel da Valmet na América do Sul, Rogério Berardi.

Recentemente, a multinacional fortaleceu sua liderança com a aquisição da Linha de Conversão de Tissue, ampliando o portfólio para o mercado por meio da conversão de rolos e dobrados, empacotamento, gofragem, gravação de rolos, além de serviços e soluções digitais. Recentemente, foram firmadas parcerias com multinacionais com presença no Brasil como Softys e Bracell, além de empresas nacionais como Suzano, Mili, Copapa, Claramax, Ipel e muitas outras, além de parcerias com diversas empresas internacionais. No último ano, a empresa realizou um projeto de destaque para a Softys, regravando 27 rolos previamente utilizados, eliminando a necessidade de novos rolos e promovendo a sustentabilidade. —A Valmet possui forte experiência e soluções completas na cadeia de valor do processo de fabricação de tissue, desde a fábrica de celulose, passando pela máquina de papel tissue e incluindo a conversão de tissue até o empacotamento. O prêmio na categoria de conversão de tissue reforça que a nossa oferta de valor vai de encontro às necessidades do mercado e dos nossos clientes. Só a Valmet pode oferecer isso, entregando sempre a mais moderna tecnologia e os melhores serviços ao segmento —celebra o Gerente Geral da Unidade de Conversão de Tissue da Valmet, Mauro Luna.

Outras realizações que contribuíram para a conquista na categoria de “Inovação” incluem o programa de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação, chamado “Beyond Circularity”, que reforça o compromisso da Valmet em desenvolver processos, tecnologias, automação e serviços para a utilização de materiais renováveis, reciclados, resíduos e subprodutos. Como parte do compromisso contínuo com a renovação e o desenvolvimento dos principais indicadores de ESG (Environmental, Social and Governance), a empresa possui uma Agenda de Sustentabilidade 360°, que engloba projetos e ações ambientais, sociais e de governança, abrangendo toda a cadeia de valor da Valmet, incluindo fornecedores, operações internas e a aplicação de suas tecnologias nas plantas dos clientes.

A conquista na categoria “Tecnologia em Automação” é resultado de soluções que vão desde medições específicas até sistemas abrangentes para toda a fábrica, englobando aplicações básicas e o gerenciamento de informações em toda a cadeia de processos. Um case de sucesso no segmento de automação é o sistema de automação virtualizado implementado na nova fábrica da LD Celulose. O diretor de Automação da Valmet, André Kakehasi, explica que a missão da empresa é seguir com o desenvolvimento da área com foco no atendimento e satisfação do cliente —O reconhecimento nessa categoria é um reflexo positivo da sinergia que temos com cada um dos nossos clientes, além do comprometimento, trabalho e dedicação dos funcionários Valmet em todas as Linhas de Negócio—.

Já a oferta de Flow Control é composta por válvulas, automação de válvulas e bombas, que desempenham um papel crucial na produção de celulose, papel, cartão e tissue. A Valmet entregou soluções para oito megaprojetos de papel e celulose nos últimos sete anos no mercado brasileiro. —A Valmet é a única empresa no mercado com portfólio abrangente, que integra a tecnologia em seus produtos, automação e serviços. Não terceirizamos nenhum processo e utilizamos a estrutura do nosso Valve Center de Sorocaba (SP) para proporcionar a melhor experiência para nossos clientes. O prêmio comprova o nosso compromisso na busca constante pela excelência —celebra o vice-presidente da divisão de Flow Control da Valmet na América do Sul e Central, Fábio Maia.

Para o diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing da Valmet na América do Sul, Pedro Ferraz Paciornik, o Prêmio Destaques do Setor da ABTCP tem grande importância para as empresas. —A consistência com que temos participado, sido finalistas e ganhado as premiações da ABTCP só confirmam a excelência, a maneira coerente e robusta com que a Valmet tem crescido. Para o departamento de Marketing é um desafio crescente e cada dia maior, mas felizmente ele é proporcional à satisfação de crescer também nas premiações —comemora.