Vendedores receberam um prêmio de R$ 15 mil e agora seguem para a final internacional, que acontecerá na Colômbia em outubro de 2024; O ‘’Projeto do Ano’ será agraciado com um prêmio de R$ 25 mil.
A Santillana, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana realizaram, no dia 03 de setembro (terça-feira). no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro, a etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis. Nesta fase, os projetos vencedores foram premiados com R$ 15 mil e agora avançam para a etapa internacional, que será realizada na Colômbia em outubro de 2024, onde será anunciado o Projeto do Ano, vencedor do prêmio internacional de R$ 25 mil.
Neste ano, as escolas vencedoras nacionais foram reconhecidas em duas categorias, destacando-se pelo impacto positivo e inovação de suas iniciativas. Na categoria 1: Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, o projeto vencedor foi “Pequenos Construtores do Amanhã: Explorando Sustentabilidade com Robótica”, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Nova Brasília, de Brusque, SC. Esta iniciativa envolveu 50 crianças do período pré-escolar I e II em atividades que integraram conceitos de sustentabilidade, robótica e educação ambiental. As crianças criaram protótipos com materiais reciclados, investigaram a durabilidade desses materiais na natureza e desenvolveram uma cartilha de conscientização ambiental para a comunidade escolar. O projeto não apenas promoveu a conscientização ambiental desde cedo, como também incentivou o desenvolvimento de habilidades cognitivas e criativas.
Já na categoria 2: Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, o projeto vencedor foi “Em Busca dos Jardins: a formação de lideranças femininas comprometidas com o desenvolvimento social do território”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hilaire, em Porto Alegre, RS. Iniciado em 2019, este projeto visa formar lideranças femininas por meio da mediação de leitura e diálogos sobre desigualdade de gênero, além de promover ações contra a violência de gênero, autocuidado e saúde mental. A iniciativa tem sido uma ferramenta poderosa para envolver a comunidade escolar e melhorar a qualidade de vida no território, enfrentando questões como abuso sexual e desigualdade educacional, enquanto fortalece o protagonismo feminino.
O Prêmio Escolas Sustentáveis tem como objetivo reconhecer projetos de desenvolvimento socioambiental implementados por instituições de ensino no Brasil, México e Colômbia, que beneficiam as comunidades locais.
Ensino Infantil, Fundamental e Médio —Neste ano, mais de 1.000 projetos de escolas dos três países participantes concorreram. Nesta edição, o prêmio ampliou o leque de projetos elegíveis, permitindo a participação de escolas de Educação Infantil, além das iniciativas dos segmentos de Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é incentivar e dar visibilidade a escolas de todo o ciclo de Educação Básica que trabalham com os pilares ESG (ambiental, social e governança).
—Celebramos a realização de mais etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, com o impacto positivo e a inovação que esses projetos trazem para suas comunidades. Desejamos sucesso aos vencedores na próxima fase e esperamos que suas iniciativas continuem inspirando outras escolas na Ibero-América a adotar práticas sustentáveis e de governança. Ao longo de todo o ciclo da educação, é fundamental que crianças, jovens e educadores se envolvam em ações cidadãs que transformem suas realidades — afirma Luciano Monteiro, diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana.
Para Ângelo Xavier, diretor da Moderna, empresa do grupo educacional Santillana, a premiação valoriza a importância das escolas na promoção da cidadania. —O Brasil ainda está em dívida com a educação de milhões de brasileiros e com o todo o imenso patrimônio socioambiental do nosso país. Ao assumir o protagonismo da transformação das comunidades em que estão inseridas, as escolas unem essas duas demandas ao seu papel de formação de cidadãos. Garantindo que essas crianças e adolescentes sejam os agentes multiplicadores e inspiradores de novas iniciativas que constroem a cada dia um país mais sustentável, igualitário e justo para toda a população —comenta.
—Este prêmio representa mais do que uma conquista individual; ele simboliza um movimento coletivo em favor de um mundo cada vez mais sustentável. Desejamos que as iniciativas aqui reconhecidas sejam exemplos inspiradores e contribuam para a conscientização ambiental em toda a Ibero-América— ressalta Rodrigo Rossi, diretor da OEI no Brasil.
Grupo Santillana —O grupo Santillana é dedicado ao conhecimento, inovação e tecnologia educacional, líder em educação básica na América Latina e com presença em 19 países. Como protagonista da transformação digital no setor, oferece soluções integrais e adaptadas a realidade de cada escola. Com extenso portfólio de marcas, incluindo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A companhia leva, todos os anos, a milhões de estudantes, conteúdos, serviços e tecnologia produzidos por uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da educação, seja ela pública ou privada, baseado em conhecimento, pesquisa e inovação, respeitando as particularidades regionais.
O grupo Santillana é comprometido com a agenda de sustentabilidade e tem o propósito de contribuir para uma sociedade inclusiva, diversa e equitativa por meio da educação de qualidade.
Sobre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) —Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura ) é, desde 1949, o primeiro organismo intergovernamental para a cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, conta com 23 Estados-Membros e 19 escritórios nacionais, além de sua Secretaria-Geral em Madri. Em 2024, recebeu o prestigioso Prêmio Princesa de Astúrias de Cooperação Internacional “por seu trabalho frutífero na promoção do multilateralismo e por representar uma ponte significativa nas relações entre a Europa e a Ibero-América”.
Com mais de 650 projetos em andamento e 400 acordos de cooperação ativos, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Ibero-América. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a drástica redução do analfabetismo na Ibero-América, com uma média de 12 milhões de beneficiários diretos nos últimos 5 anos.
Fundação Santillana — A Fundação Santillana acredita na educação como principal catalisador para um mundo mais justo e equitativo para todos. A entidade tem o compromisso de contribuir para a superação das desigualdades educacionais com diversas iniciativas próprias.
Todas as educadoras e educadores dão o seu melhor para desenvolver o ensino e a Fundação tem a intenção de disponibilizar livros, podcasts, cursos e eventos gratuitos, a fim de fomentar o debate sobre a educação e acreditar no seu poder transformador da sociedade.
Para isso, atua com uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, buscando trazer uma ampla oferta de propostas, boas práticas e discussões por uma escola mais sustentável, para o desenvolvimento da educação e pela redução das desigualdades.