E a demanda por este tipo de projeto aumenta no Brasil. Usinas híbridas representaram 89,9% da capacidade de energia acrescentada em 2023, de acordo com Ministério de Minas e Energia. Array participou da construção de três usinas híbridas no Brasil, localizadas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
No panorama atual da busca por soluções sustentáveis de energia, as usinas híbridas surgem como uma alternativa promissora. Combinando diferentes fontes de energia, como solar, eólica, hidrelétrica e térmica, esses sistemas oferecem uma abordagem integrada para atender à demanda por eletricidade de forma mais eficiente e ambientalmente responsável. Contudo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prioriza principalmente as energias provenientes de fontes renováveis, como a junção de energia solar e eólica que, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, representaram 89,9% da capacidade acrescentada em 2023. A Array, uma das maiores fornecedoras de rastreadores solares do mundo, participou da construção de três usinas híbridas no Brasil, localizadas em Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
—Usinas híbridas representam uma abordagem inovadora na geração de energia. A eficiência energética e a estabilidade do sistema são pontos-chave nesse modelo. Ao combinar diferentes fontes de energia em uma única usina, é possível uma gestão mais eficaz dos recursos disponíveis. A complementaridade entre energia solar e eólica pode compensar as variações sazonais e diárias de cada fonte, garantindo uma produção mais estável e consistente. Além disso, as usinas híbridas oferecem vantagens significativas em termos de utilização do espaço e infraestrutura compartilhada, resultando em custos operacionais mais baixos— comenta Vinicius Gibrail, diretor-geral Latam da Array Technologies.
No Brasil, além de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, as usinas híbridas podem contribuir para a diversificação da matriz energética e para a redução das emissões de carbono. Essa combinação de energia solar e eólica aproveita as condições climáticas variadas do país, que possui vastas áreas com altos índices de radiação solar e ventos consistentes. Além disso, conforme apontado pelo executivo, as usinas híbridas podem aproveitar melhor a infraestrutura existente, compartilhando subestações, linhas de transmissão e outros recursos, o que resulta em uma redução nos custos de implantação e operação, impulsionando a sustentabilidade e fortalecendo a resiliência do sistema elétrico, especialmente em regiões onde uma única fonte de energia pode ser inconsistente.
Outro benefício é a maximização do aproveitamento dos recursos naturais. Enquanto a energia solar é mais abundante durante o dia, a energia eólica tende a ser mais forte durante a noite e em determinadas épocas do ano. Ao combinar essas duas fontes, as usinas híbridas podem gerar eletricidade de forma mais consistente ao longo do dia, otimizando o uso da terra e dos equipamentos.
As usinas híbridas representam uma solução inovadora e sustentável para o Brasil. O interesse crescente de grandes investidores e o aumento da demanda por este tipo de projeto indicam um futuro promissor para o setor de energias renováveis no país. Isso representa uma oportunidade para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor de energia brasileiro, impulsionando a economia, gerando empregos qualificados e posicionando o país como um líder global em energia de fontes renováveis.
ARRAY —A ARRAY Technologies (Nasdaq: ARRY) é uma empresa líder global em energia renovável e fornecedora de tecnologia de rastreamento solar em grande escala. Projetados para suportar as condições mais adversas do planeta, os rastreadores solares de alta qualidade e o software sofisticado da ARRAY maximizam a produção de energia, acelerando a adoção de energia econômica e sustentável. Fundada e sediada nos Estados Unidos, a ARRAY conta com sua cadeia de suprimentos global diversificada e abordagem centrada no cliente para fornecer, comissionar e apoiar desenvolvimentos de energia solar em todo o mundo, iluminando o caminho para um futuro mais brilhante e inteligente para energia limpa.